Depois da folia, o “bloco da organização diária” pede passagem - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Depois da folia, o “bloco da organização diária” pede passagem

Voltar à rotina depois com o fim do carnaval pode ser complicado, mas garante às crianças e aos adolescentes um sentimento de segurança e organização
02/03/2017


O fim do carnaval traz um alerta: é hora de colocar a rotina em ordem, principalmente quando se trata do dia a dia das crianças e dos adolescentes. As práticas diárias garantem um sentimento de segurança e organização na vida dos meninos e meninas. Apesar disso, todo excesso é prejudicial, por isso, flexibilidade e bom senso ajudam a determinar as regras.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, garante que a rotina é fundamental para estipular limites. “Na fase da adolescência, por exemplo, os meninos e meninas estão buscando o seu lugar no mundo. Nesse contexto, a rotina pode auxiliá-los e evitar que eles se percam”, aponta a psicóloga.

Nos casos das crianças, de acordo com a especialista, repetir os hábitos pode trazer segurança e senso de organização. “Algumas pessoas nascem assim, mas outras precisam que isso seja imposto. É por meio da rotina que elas aprendem a ter foco e se sentem parte de um todo”, explica a especialista.

As práticas também devem ser mantidas quando os meninos e meninas têm pais separados ou, por exemplo, quando vão dormir na casa de parentes. “Mudar essa rotina pode trazer confusão para as crianças, por isso é fundamental estabelecer um padrão. E, a não ser aos fins de semana, ele precisa ser cumprido”, destaca Ângela.

Porém, é necessário cautela. Exagerar no cumprimento da rotina pode gerar revoltas, principalmente quando se tratam dos adolescentes. “A flexibilidade e o bom senso são as palavras de ordem. É preciso saber adaptar a rotina, mas jamais ignorá-la”, afirma a profissional.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais