Dedicação e amor marcam trabalho voluntário no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dedicação e amor marcam trabalho voluntário no Pequeno Príncipe

Cerca de 300 pessoas doam seu tempo e talento regularmente às crianças internadas no Hospital
25/09/2013

Painel 8 fSer voluntário é dedicar tempo e talento a uma causa, tendo como retorno a satisfação pessoal de ajudar quem precisa. Pode também ser considerado um ato altruísta, de pensar no outro além de em si mesmo. Na prática, permite trocar experiências, fazer amizades, bem como ter a sensação de ser útil àqueles que mais precisam.

Em homenagem aos milhares de voluntários, há três datas comemorativas. No Paraná, 27 de setembro é o dia de comemoração, que se estende durante a Semana do Voluntariado Paranaense (de 24 a 30), instituída em 1990. Desde 1985 é comemorado no Brasil, em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado. Há ainda o Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de dezembro.

Por ser uma instituição filantrópica, o Hospital Pequeno Príncipe conta com a colaboração de diversos voluntários. Foi por intermédio deles, inclusive, que em 1919 a história da instituição teve início. Atualmente, o Hospital conta com 298 voluntários regulares, dez corporativos (funcionários de uma empresa), 70 alunos de quatro escolas, e um chef de cozinha que se dedica às crianças e aos adolescentes internados.

Esses voluntários exercem atividades de recreação, leitura, dobradura, dança, música, entre outras, nos ambulatórios, nas enfermarias e na brinquedoteca. Segundo a psicóloga Rita Lous, coordenadora do Setor de Voluntariado, “o trabalho dos voluntários representa um resgate da infância, promove a integração e a amizade entre os pacientes, além de ajudar numa melhor resposta ao tratamento. Enfim, é fundamental”, ressaltou.

Ato de doação
A professora aposentada Gorete Soares é uma das voluntárias. Há dois anos, todas as quintas-feiras à tarde, ela realiza a higienização dos brinquedos e dos materiais educativos utilizados pelos pacientes. “Sempre tive vontade de realizar um trabalho voluntário, mas não tinha tempo. Depois da aposentadoria e com a saída dos filhos de casa, foi o momento propício para começar”, disse.

Gorete optou pelo Pequeno Príncipe porque sua irmã já era voluntária na instituição. “É muito gratificante poder contribuir porque, apesar de simples, é uma tarefa importante para a saúde das crianças”, complementou.

Quem também doa seu tempo e sua dedicação aos pacientes do Hospital é a autônoma Carla Rezende Ratusznei. Ela começou seu trabalho voluntário em janeiro deste ano e conta estar gostando muito. “É muito compensador, faço de coração e aguardo com expectativa o dia de vir aqui”, revelou.

Carla decidiu ser voluntária no Pequeno Príncipe depois que o seu filho ficou internado durante três dias. “Conheci o trabalho realizado no Hospital e quis fazer parte. Estou muito contente em poder ajudar quem precisa”, declarou.

Como ser voluntário
Para ser voluntário basta ter mais de 18 anos e preencher uma ficha de inscrição no Setor de Voluntariado no primeiro dia útil de cada mês. A pessoa é entrevistada por uma psicóloga e, se aprovada, passa um treinamento de integração antes de iniciar as atividades. É possível escolher qualquer dia da semana, inclusive feriados, e o período de atuação: manhã (das 9h às 11h), tarde (das 14h às 17h) ou noite (das 18h às 20h). Mais informações pelo telefone 3310-1253.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais