Apresentação do Concertos Gols Pela Vida em Curitiba é um sucesso - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Apresentação do Concertos Gols Pela Vida em Curitiba é um sucesso

Programa da Orquestra Sinfonia Brasil contempla composições de Guerra-Peixe, Tom Jobim e Waldemar Henrique. A Orquestra Sinfonia Brasil, se apresentou sob a regência do maestro Norton Morozowicz, e participação especial do violinista Daniel Guedes, da soprano Carmen Monarcha, do pianista Marcos Nimrichter e do Quinteto Villa-Lobos
12/08/2014

IMG_1445[1]O Teatro Guaíra recebeu na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, a primeira apresentação do Concertos Gols pela Vida, projeto viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Com apresentação da produtora cultural CGC – CSA, o concerto da Orquestra Sinfonia Brasil teve a bilheteria destinada ao Hospital Pequeno Príncipe. Na quarta-feira, o espetáculo será no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, às 20h.

A abertura do espetáculo contou com a apresentação de um vídeo sobre o hospital, que mostra que ele é mais do que um espaço para tratamento. “A hospitalização é uma espécie de privação da liberdade, por isso, garantir que os pacientes tenham acesso à cultura e tão importante”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O concerto
Obras dos gênios da música marcaram o programa do Concerto Gols pela Vida.

Como solista convidada de André Rieu & Johann Strauss Orchestra, Carmen Monarcha, fez turnês por toda a Europa, América do Norte e América Latina, México, Japão, Coréia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul,   muito aplaudida pela plateia.

Entre as obras consagradas dos compositores brasileiros apresentadas estão “Mourão” e “Concertino para Violino e Orquestra de Cordas” – a obra caracterizada por trilhas marcantes e que fascinam pela mistura de ritmos – de Guerra-Peixe, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2014.

Também foram executadas canções do pianista e compositor paraense Waldemar Henrique, orquestradas por Guerra-Peixe – como “Foi Boto, Sinhá!”, “Senhora Dona Sancha” e “Trem de Alagoas” –, e sucessos do compositor, arranjador, cantor, pianista, violonista e maestro Tom Jobim, orquestrados por Guerra-Peixe, Alexandre Brasolim e Rodrigo Morte – como “Canção do Amor Demais”, “Eu Não Existo Sem Você”. Para encerrar o concerto “Fantasia para Orquestra”.

De acordo com o maestro Norton Morozowicz, “a escolha reflete a preocupação com a divulgação das composições brasileiras, participando da construção da memória musical nacional e contribuindo para a ampliação das ações culturais com foco na música. Espera-se consolidar os valores e significados que os bens culturais expressam, mediando as relações entre música e público por meio da formação de plateia crítica que saiba fruir, decodificar e conhecer mais sobre a cultura do Brasil”.

Sobre a orquestra e o maestro
A Orquestra Sinfonia Brasil tem como objetivo principal a divulgação da música de concerto brasileira. É especializada em apresentar e gravar obras do repertório orquestral de compositores nacionais. Dedica-se à preservação da memória musical do país, por meio da excelência buscada na execução primorosa da música erudita, à altura das peças de consagrados compositores. Conta com 12 violinistas – divididos em dois naipes –, quatro violistas, quatro violoncelistas, um contrabaixista e um músico a cargo da percussão.

Seu diretor-artístico é o maestro curitibano Norton Morozowicz. Membro da Academia Brasileira de Música, é reconhecido como um dos mais importantes músicos do Brasil. Ele construiu sua carreira como instrumentista, solista e camerista, apresentando-se com renomados artistas nacionais e internacionais em recitais e concertos. Como regente, Morozowicz já conduziu algumas das principais orquestras brasileiras, como a Sinfônica Brasileira e as Sinfônicas de São Paulo, da USP, de Porto Alegre e de Salvador. Fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau, que se tornou referência em todo o país. Foi professor universitário e tem mais de 35 discos gravados.

Sobre o Hospital
O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica. Por ano, realiza cerca de 342 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações e 19 mil cirurgias. A instituição oferece desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração e ossos. Aproximadamente 70% da sua capacidade de atendimento é destinada a pacientes do SUS. Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

Incentivo à cultura
O Concerto Gols pela Vida foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das seguintes empresas: A Yoshii Engenharia e Construções Ltda.; Águia Florestal Ind. de Mad. Ltda.; Águia Sistemas de Armazenagem Ltda.; Alcabras Indústria e Comércio Ltda.; Aquilon Telecomunicação Ltda.; Auto Posto Fartura do Iguaçu Ltda.; Bebidas Nova Geração Ltda.; Bematech Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.; Boulos Produtos Industriais Ltda.; Brasilmad Trading Company S/A; Certisign Certificadora Digital S.A.; Comercial de Ferramentas Milium Ltda.; Dacar Química do Brasil; Delta Cable Tele Informática Com. e Rep. Comerciais Ltda.; DHL Global Forwarding (Brazil) Logistics Ltda.; Diamond Business Trading S/A; Distribuidora de Tintas Darka Ltda.; Engepeças Equipamentos Ltda.; Famiglia Zanlorenzi S.A.; Franklin Electric Indústria de Motobombas S.A.; Gestamp Paraná S.A.; Gonçalves S.A. Indústria Gráfica; Horus Informática Ltda.; Icomcel Comércio & Representações Ltda.; Irmãos Abage e Cia Ltda.; J Malucelli Participações em Seguros e Resseguros S.A.; JUFAP Administração e Participação Ltda.; Laboratórios Ferring Ltda.; Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda.; Linea Verde Alimentos Ltda.; Metzler & Cia Ltda.; Omni Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros; P.G. Comercial de Bebidas Ltda.; Perform Informática Comércio e Serviços Ltda.; Philco Eletrônicos Ltda.; Posto da Cidade Industrial Ltda.; Prati Donaduzzi e Cia Ltda.; Procópio Embalagens Ltda.; Supermercados Archer S/A; Tempus Assessoria Imobiliária Ltda.; Tintas Alessi Ltda.; Tranresíduos Transportes de Resíduos Industriais Ltda.; Trützchler Indústria e Comércio de Máquinas Ltda.; Vale Fértil Indústrias Alimentícias Ltda.; e ZM S.A.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais