Complexo Pequeno Príncipe realiza comemoração e homenagem a seus voluntários na Associação Eunice Weaver - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Complexo Pequeno Príncipe realiza comemoração e homenagem a seus voluntários na Associação Eunice Weaver

Para marcar o Dia do Voluntário Paranaense, instituição agradece participantes do Voluntariado por sua solidariedade
26/09/2014

Ser voluntário é: uma realização proveniente do ato de amor; contribuir para um mundo melhor; aprender mais a cada dia; dividir amor e esperança com o próximo; doar-se; crescimento e aprendizado. Essas foram algumas das reflexões que os voluntários do Hospital Pequeno Príncipe fizeram com relação ao importante trabalho que realizam. No Paraná, o dia 27 de setembro marca o Dia do Voluntário. Em homenagem a essa data especial, uma comemoração foi realizada durante a tarde de quinta-feira, 25, na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Além dos participantes do Voluntariado do Hospital, voluntários do Colégio Integral, da AEW-PR e da APPAM (Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele) estiveram presentes e foram homenageados. Uma apresentação do grupo Klezmorin, especializado no gênero klezmer – música judaica cigana –, também foi realizada e animou a comemoração com suas canções festivas.

Durante a tarde, a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, e a coordenadora do Voluntariado do Pequeno Príncipe, Rita de Cássia Lous, agradeceram e prestaram suas homenagens aos voluntários. “O voluntário tem a capacidade de ver a vida de uma forma diferente, de transmitir que é possível lutar e ter esperança para as crianças que estão nessa luta pela saúde”, disse Rita. Já a diretora do Hospital comentou o momento difícil que hospitais filantrópicos como o Pequeno Príncipe enfrentam pela questão do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde e agradeceu aos voluntários pela sua capacidade de lutar para criar um mundo com mais igualdade, mesmo em momentos de crise. “O Voluntariado, assim como a instituição, ousa sonhar com a qualidade de saúde e o direito à vida para qualquer criança.” Ety ainda agradeceu o grupo Klezmorin pela apresentação e por trazer cor e felicidade ao mundo por meio da arte. “Toda criança é um artista, e todo artista é uma criança”, acrescentou.

O Hospital Pequeno Príncipe conta com cerca de 400 voluntários que doam seu tempo, amor e carinho às crianças e adolescentes da instituição. Os membros do Voluntariado da instituição são de diversas idades. Alguns começaram o trabalho recentemente, enquanto outros já doam o seu tempo e carinho aos pacientes há anos. Michael Hsiao, de 21 anos, e Rhamille Kaliil, de 24, começaram a fazer trabalho voluntário no Pequeno Príncipe este ano, movidos pela vontade de ajudar o próximo. “Eu sou apaixonada por crianças e, como já fiz tratamento aqui quando era mais nova, eu sempre quis retribuir de alguma forma”, disse Rhamille. Ambos concordaram que a atividade é muito gratificante e que aprendem muito com as crianças que ajudam.

A senhora Glaci Carstens Vieira é voluntária na instituição há 14 anos e desde então faz visitas semanais ao Hospital. Dona Glaci já participou contando histórias e brincando com os pacientes do Pequeno Príncipe e hoje ajuda organizando campanhas de doação. “Eu faço o que posso pelo Hospital e me faz muito bem saber que estou ajudando as crianças e trazendo felicidade”, contou.

Seja acompanhando pacientes em passeios, brincando ou contando histórias para eles, auxiliando em atividades de educação e cultura ou arrecadando doações, os voluntários podem ser vistos em todo o Hospital, sempre com seus aventais amarelos, trazendo amor, conhecimento e alegria para as meninas e meninos do Pequeno Príncipe.

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais