Combate a incêndio: Hospital recebe alunos do curso de formação de oficiais

Notícias

Pequeno Príncipe recebe alunos do curso de formação de oficiais

Cadetes conheceram ações de combate a incêndio no Hospital, em especial, iniciativa de simulação de abandono de área
04/07/2023
visita oficiais combate a incêndio
Cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Paraná conheceram boas práticas de combate a incêndio do Hospital.

No Pequeno Príncipe, o compartilhar conhecimento vai além de iniciativas e procedimentos técnico-científicos focados na saúde de crianças e adolescentes. Na quinta-feira, dia 29, cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Paraná estiveram no Hospital para conhecer boas práticas na aplicação do plano de respostas de combate a incêndio. A instituição foi escolhida para a aula por integrar o Plano de Ajuda Mútua (PAM) Hospitais e por ser referência em simulação de abandono de área realizadas com sucesso nos últimos anos.

“Já visitamos o Porto de Paranaguá, shopping center, escolas, refinarias e agora conseguimos essa parceria com o Hospital para conhecer as práticas de combate a incêndio em uma instituição de saúde”, afirmou o Capitão Botolassi. “Essa visita sobre resposta a emergência tendo como base um hospital foi de grande importância para a formação dos 22 profissionais que vão integrar comandos do Corpo de Bombeiros. Temos, inclusive, representante do Espírito Santo e, com certeza, o que todos aprenderam hoje vão disseminar para as unidades onde vão trabalha”, concluiu.

O diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, destacou a importância de sempre conhecer bem o espaço em que vão atuar. “No Hospital, temos consciência da estrutura que temos. Esta que estamos é da década de 1930 e já passou por muitas transformações. A outra estrutura do Hospital foi inaugurada no começo dos anos 1970, e passou por ampliação entregue em 2008. É preciso ficar atento ao local de prevenção, suas características e particularidades para conseguir traçar um plano efetivo e seguro.”

Presenças – O chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba, Rodrigo Alípio, que intermediou a visita, também esteve presente, além do Major do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Petrus, que integra a seção de planejamento e instrução do estado maior do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR); e do instrutor da disciplina de Combate a Incêndios III, Capitão Botolassi. Eles foram recebidos pelo diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, além do engenheiro de segurança, Eduardo Mota e Silva, que é gestor da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Ações de prevenção e combate a incêndio

O Pequeno Príncipe conta com armários da Brigada de Incêndio com equipamentos de proteção, escadas de emergência devidamente identificadas, detectores de incêndio, cortinas corta-fogo, acionadores e sirenes. Os profissionais participam de capacitação frequentes e o Hospital passa para adequações no projeto de prevenção de incêndio.

Nos últimos anos, a instituição realizou três simulações de abandono de área. É um treinamento que faz parte das exigências legais do Corpo de Bombeiros e uma necessidade para garantir a segurança de todos os pacientes, familiares e profissionais, em caso de uma situação inesperada. Para que as simulações parecessem o mais real possível, foram usados bonecos – representando pacientes – e alguns colaboradores encenaram vítimas para analisar o desempenho dos brigadistas da instituição.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
Ver mais