Com o lançamento de publicações, Pequeno Príncipe avança na promoção do cuidado integral para crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Com o lançamento de publicações, Pequeno Príncipe avança na promoção do cuidado integral para crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira, dia 8, a instituição lançou materiais sobre doenças crônicas, Primeira Infância e humanização hospitalar com o propósito de disseminar o conhecimento e empoderar a sociedade
08/12/2016
As publicações contaram com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas do Pequeno Príncipe.
As publicações contaram com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas do Pequeno Príncipe.

Os primeiros cuidados com as crianças, a garantia de direitos educacionais e culturais, a hospitalização e enfrentar uma doença crônica são desafios a serem superados diariamente por muitas pessoas. Por conta desses e outros obstáculos, o Hospital Pequeno Príncipe  lançou, nesta quinta-feira, dia 8, publicações com o objetivo de auxiliar no cuidado integral dos meninos e meninas. As obras foram viabilizadas pelo Projeto Saber + Participar Melhor com o propósito de disseminar o conhecimento e empoderar pais, familiares, cuidadores e educadores.

dsc_3217“Este é um ano muito especial, porque a presidente da mantenedora do Hospital, Ety Forte, comemora 50 anos de voluntariado. E o Saber + Participar Melhor é um trabalho que dá continuidade a um sonho que nasceu com ela. Nós queremos sempre fazer mais e melhor para as crianças do Pequeno Príncipe. O projeto permite isso por meio da ampliação da área de acolhimento familiar, da humanização e disseminação do conhecimento, com as publicações impressas e nas mídias digitais”, destacou a diretora executiva da instituição, Ety Cristina Forte Carneiro.

Os títulos lançados contemplam cartilhas sobre doenças crônicas – mielomeningocele, câncer infantojuvenil, diabetes e insuficiência renal crônica –, um manual a respeito da Primeira Infância e dois livros: O Direito à Educação e à Cultura em Hospitais: Caminhos e Aprendizagens do Pequeno Príncipe e Programa Família Participante do Hospital Pequeno Príncipe: A Humanização Hospitalar como Resgate da Dignidade, Exercício da Cidadania e Transformação da Gestão Hospitalar.

As publicações serão distribuídas em mais de 400 maternidades e hospitais infantis, além de escolas e órgãos promotores de políticas públicas voltadas às crianças, à saúde, educação, cultura e direitos humanos. Além disso, os materiais também serão entregues na própria instituição para pacientes em tratamento e seus familiares.

Sobre o projetoimagem
O Projeto Saber + Participar Melhor é desenvolvido pelo Hospital Pequeno Príncipe, com recursos captados de empresa parceira. Além das publicações que foram lançadas, a iniciativa engloba outras atividades, entre elas, a ampliação e revitalização da sala do Programa Família Participante, que resultará em melhorias e mais conforto no local de atendimento de acompanhantes dos meninos e meninas internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também contempla a exibição do documentário O Começo da Vida, sobre a Primeira Infância, para colaboradores do Hospital, pacientes e familiares.

dsc_3238As ações reforçam o compromisso da instituição em promover saúde infantojuvenil com garantia de direitos, aliando a excelência técnico-científica ao cuidado humanizado. “Esse é um projeto que mantém uma tradição do Pequeno Príncipe de compartilhar o saber e fazer mais do que saúde. Com as publicações, conseguimos proteger cada vez mais os direitos das crianças, orientar os pais, promover mobilização social, entre outras coisas. Tudo isso é fruto de um trabalho multidisciplinar que vai além, tornando a instituição muito mais do que um hospital”, apontou a coordenadora do projeto, Thelma Alves.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais