Clareza e concisão são indispensáveis a um bom artigo científico - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Clareza e concisão são indispensáveis a um bom artigo científico

    Participantes recebem essas e outras dicas hoje e amanhã no Workshop e Curso de Redação de Artigos Científicos, que integra o II Simpósio de Nanobiotecnologia , em Curitiba
    18/04/2013

    Orientar estudantes e profissionais de diversas áreas técnicas sobre a produção de publicações acadêmicas é o objetivo do Workshop e Curso de Redação de Artigos Científicos que acontece hoje e amanhã em Curitiba paralelo ao II Simpósio de Nanobiotecnologia. A proposta do curso é orientar os participantes para que possam melhorar suas habilidades e preparar artigos e outros manuscritos mais assertivos.

    O professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física da USP – São Carlos, abriu o evento apresentando o tema e introduzindo a escrita científica como um gênero literário. “É difícil publicar um bom artigo, não basta ter os bons resultados da pesquisa, é preciso também saber escrever – ainda mais em países não-nativos, em que o inglês não é a primeira língua”, explicou o professor.

    O presidente da Cactus Communication Inc – empresa norte-americana voltada à comunicação científica –, Dr. Donald Samulack, apresentou os critérios de seleção de publicações científicas e deu dicas de como evitar erros durante este processo. Samulack ressaltou como a publicação se tornou apenas o primeiro passo do pesquisador para que seu trabalho seja conhecido em um nova realidade na qual as mídias sociais mudaram os meios de interação entre pessoas – e cientistas.

    O médico ressaltou a importância de um evento como este, considerando que o Brasil começa a se consolidar no cenário internacional. “O país está chegando no cenário das publicações tendo percorrido um longo caminho, é uma satisfação para mim estar aqui neste momento importante.”

    Dicas para seu artigo ser um sucesso
    – Traga novidades.
    – Seja claro e conciso.
    – Cite referências.
    – Publicar é só o começo: é preciso ser proativo e marcar presença.
    – Acompanhe sempre seus dados na web, como número de citações em outros trabalhos. Você pode até colocar esses dados em seu CV.
    – Fazer uso de mídias sociais é essencial, não apenas Twitter, Facebook ou blogs, mas sites específicos como Mendeley, academia.edu e Research Gate.
    – Tome cuidado com publicações “predadoras”, ou seja, criadas com o intuito apenas de cobrar os autores sem oferecer benefícios.

    + Notícias

    25/03/2024

    Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

    Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
    20/03/2024

    Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

    Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
    19/03/2024

    Quais são as doenças mais comuns no outono?

    O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
    18/03/2024

    Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

    Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
    15/03/2024

    Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

    É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
    14/03/2024

    Quais são os sintomas da doença renal crônica?

    No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
    Ver mais