Clareza e concisão são indispensáveis a um bom artigo científico - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Clareza e concisão são indispensáveis a um bom artigo científico

    Participantes recebem essas e outras dicas hoje e amanhã no Workshop e Curso de Redação de Artigos Científicos, que integra o II Simpósio de Nanobiotecnologia , em Curitiba
    18/04/2013

    Orientar estudantes e profissionais de diversas áreas técnicas sobre a produção de publicações acadêmicas é o objetivo do Workshop e Curso de Redação de Artigos Científicos que acontece hoje e amanhã em Curitiba paralelo ao II Simpósio de Nanobiotecnologia. A proposta do curso é orientar os participantes para que possam melhorar suas habilidades e preparar artigos e outros manuscritos mais assertivos.

    O professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física da USP – São Carlos, abriu o evento apresentando o tema e introduzindo a escrita científica como um gênero literário. “É difícil publicar um bom artigo, não basta ter os bons resultados da pesquisa, é preciso também saber escrever – ainda mais em países não-nativos, em que o inglês não é a primeira língua”, explicou o professor.

    O presidente da Cactus Communication Inc – empresa norte-americana voltada à comunicação científica –, Dr. Donald Samulack, apresentou os critérios de seleção de publicações científicas e deu dicas de como evitar erros durante este processo. Samulack ressaltou como a publicação se tornou apenas o primeiro passo do pesquisador para que seu trabalho seja conhecido em um nova realidade na qual as mídias sociais mudaram os meios de interação entre pessoas – e cientistas.

    O médico ressaltou a importância de um evento como este, considerando que o Brasil começa a se consolidar no cenário internacional. “O país está chegando no cenário das publicações tendo percorrido um longo caminho, é uma satisfação para mim estar aqui neste momento importante.”

    Dicas para seu artigo ser um sucesso
    – Traga novidades.
    – Seja claro e conciso.
    – Cite referências.
    – Publicar é só o começo: é preciso ser proativo e marcar presença.
    – Acompanhe sempre seus dados na web, como número de citações em outros trabalhos. Você pode até colocar esses dados em seu CV.
    – Fazer uso de mídias sociais é essencial, não apenas Twitter, Facebook ou blogs, mas sites específicos como Mendeley, academia.edu e Research Gate.
    – Tome cuidado com publicações “predadoras”, ou seja, criadas com o intuito apenas de cobrar os autores sem oferecer benefícios.

    + Notícias

    14/06/2024

    II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

    Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
    12/06/2024

    Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

    Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
    11/06/2024

    Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

    Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
    10/06/2024

    Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

    Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
    06/06/2024

    16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

    O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
    05/06/2024

    Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

    Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
    Ver mais