Ciranda das Artes chega ao Rio de Janeiro - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Ciranda das Artes chega ao Rio de Janeiro

Apresentação do projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe foi realizada na última semana no Hospital Municipal Jesus
05/05/2014

IMG_5830Muita música nos corredores de enfermarias e dentro delas, para pacientes que não podiam sair dos seus leitos. E uma animada roda musical no saguão com a participação de pacientes, familiares e colaboradores. Assim pode ser resumida a passagem do Ciranda das Artes, na última semana, pelo Hospital Municipal Jesus, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe que se tornou itinerante e que ainda será levado a centros de saúde de São Paulo e Florianópolis.

As atividades lúdicas foram comandadas pela cantora e arte-educadora Rosy Greca. Ela levou alegria e descontração aos pequenos pacientes do hospital da capital fluminense, que atende meninos e meninas do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos. A unidade hospitalar é referência no tratamento especializado de diversas patologias pediátricas e também no atendimento a crianças com Aids.

Segundo o coordenador do Setor de Educação e Cultura do Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, a ação no Hospital Municipal Jesus foi positiva. “Fomos muito bem recebidos por todos. Tivemos a oportunidade, ainda, de conversar com a direção do hospital sobre a possibilidade de ampliarmos as parcerias relacionadas à humanização hospitalar”, contou.

Sobre o projeto
O Ciranda das Artes é realizado pelo Ministério da Cultura, com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Seu objetivo é levar apresentações culturais a pacientes internados, por meio de intervenções que mesclam oficinas de música, teatro, fotografia e escultura, e apresentações, despertando o interesse pela arte desde a infância. As atividades itinerantes envolvem a música. Nelas são usados instrumentos e composições do folclore brasileiro, e as crianças e os adolescentes são estimulados a aprender de uma forma divertida e experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas.

O projeto é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais