Cientistas do Pequeno Príncipe se destacam pelo mundo

Notícias

Cientistas do Pequeno Príncipe se destacam em grandes universidades pelo mundo

Com bolsas conquistadas em processos seletivos muito disputados, equipes avançam no conhecimento e estreitam relações com organizações internacionais de grande relevância
06/11/2023
Cientistas do Pequeno Príncipe se destacam
Com bolsas conquistadas em processos seletivos muito disputados, cientistas do Pequeno Príncipe se destacam pelo mundo.

No Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, além dos 17 cientistas coordenadores, diversos outros pesquisadores desenvolvem seus estudos, seja na iniciação científica, no mestrado, no doutorado ou no pós-doutorado. E muitos vêm destacando-se em seleções para cursos em universidades de renome, sejam elas nacionais ou internacionais.

Cientistas do Pequeno Príncipe se destacam

A doutoranda Laire Schidlowski Ferreira, da equipe da pesquisadora  Carolina Prando, é uma delas. Ela se aplicou para uma bolsa de estágio por meio da Sociedade Europeia de Imunodeficiências (ESID) e foi selecionada para um estágio que terá duração de dois meses na Aarhus University e no Aarhus University Hospital, na Dinamarca. Durante esse período, ela também dará continuidade a sua pesquisa no laboratório Human Immunology of Infectious Diseases, do Departamento de Biomedicina da instituição, que é coordenado pela pesquisadora Trine Mogensen.

O doutorado de Laire está voltado à pesquisa de possível susceptibilidade genética a desenvolver COVID-19 grave e integra uma colaboração internacional, o Covid Human Genetic Effort (COVID-HGE). “Durante as análises, nos interessamos em estudar mais a fundo um gene que foi associado a infecções virais pela pesquisadora Trine. Após algumas conversas, surgiu a oportunidade de estagiar no laboratório dela para aprofundar os conhecimentos sobre esse gene e seu envolvimento em infecções virais”, explica a doutoranda.

Segundo ela, essa é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com o laboratório Human Immunology of Infectious Diseases, que é muito reconhecido no estudo dos erros inatos da imunidade, principalmente de origem viral. “Consequentemente, esse contato amplia nossa oportunidade de novos projetos em conjunto e futuros estágios”, acredita. “O estágio traz não só a possibilidade de aprender novas técnicas, mas também de compartilhar conhecimento científico dentro de uma nova perspectiva e realidade. Essa troca de conhecimento e experiências é muito rica e possibilita uma mudança de pensamento, resultando em melhorias de processos, novas ideias de pesquisas e futuras inovações”, conclui.

Outra cientista que conquistou uma bolsa para estudo no exterior é a pós-doutoranda Luiza Souza Rodrigues, da equipe da pesquisadora Líbera Maria Dalla Costa. Ela está desenvolvendo uma pesquisa relacionada ao Programa de Stewardship de Antimicrobianos do Hospital Pequeno Príncipe, que é coordenado pelo médico Fábio de Araújo Motta, e participará do curso Infection Prevention and Control: Antimicrobial Resistance and Healthcare-Associated Infections in the COVID-19 Era, que será realizado no Japão durante o mês de novembro.

“Neste treinamento, além de aprofundar o conhecimento sobre o panorama da emergência de microrganismos resistentes aos antimicrobianos e da importância das ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, vamos ter a oportunidade de desenhar e conduzir um projeto de valorização do microbiologista e de melhor comunicação dos dados microbiológicos (diagnóstico clínico e indicadores) para ser desenvolvido na instituição e que será, durante o seu desenvolvimento, acompanhado pelos professores especialistas do curso. A instituição ganha, além de visibilidade sobre o que já é desenvolvido aqui, uma oportunidade de melhoria de processos e de parcerias futuras”, destaca Luiza.

Já a mestranda Julia Maurer Apple e as doutorandas Nathalia Barth de Oliveira e Maiara Perussolo, da equipe da pesquisadora Katherine Athayde Teixeira de Carvalho, conquistaram bolsas para participar de um curso sobre células-tronco realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que reuniu cientistas de 15 países, no mês de setembro, no interior de São Paulo. “Para nós foi uma honra representar a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O nosso grupo de pesquisa foi um dos que teve o maior número de alunos de uma mesma instituição selecionados”, informam as pesquisadoras.

Durante o evento, que teve duração de dez dias, as pesquisadoras puderam estreitar laços com a International Society for Stem Cell Research, organização que se dedica ao estudo das pesquisas com células-tronco.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

30/04/2024

Pequeno Príncipe reúne investidores para prestar contas

O apoio da sociedade tem sido fundamental na história do Hospital para viabilizar atendimentos de qualidade a crianças e adolescentes que dependem do SUS  
26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
Ver mais