Cardiopatias congênitas atingem 24 mil crianças por ano - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cardiopatias congênitas atingem 24 mil crianças por ano

No dia 12 de junho, em que é lembrada a conscientização dessas doenças, o destaque é para o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas
10/06/2016

O coração é o primeiro órgão que começa a se formar no bebê, por volta do 18º dia de gestação. Seu pulsar representa a vida e emociona as mães ao ouvi-lo. No entanto, algumas vezes, ele está sujeito a malformações presentes desde o nascimento. São as chamadas cardiopatias congênitas.

De acordo com dados de 2014 da Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência desses problemas é de 8 a 10 por 1.000 nascidos vivos. Isso representa, aproximadamente, 24 mil crianças por ano. Por conta dos altos índices, neste domingo, dia 12, é lembrado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita.

Apesar de rara, a anormalidade na estrutura ou função do coração pode ser identificada ainda durante a gravidez. “A boa notícia é que essa complicação é reversível, e não uma condenação. Quanto antes for tratada, maior a chance do paciente levar uma vida normal”, relata o cardiologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Nelson Miyague.  O diagnóstico precoce é importante para o planejamento do parto e pode salvar a vida do bebê.

Tratamento
O tratamento mais recorrente para 35% dos cardiopatas congênitos é a intervenção cirúrgica. São aproximadamente 8,4 mil crianças que passam por cirurgias pontuais, sem considerar a necessidade de novos procedimentos durante a vida.

O Brasil conta com apenas oito centros de cardiologia exclusivamente pediátricos e apenas dois deles realizam mais de 100 cirurgias por ano em crianças de até um ano. “De zero a 29 dias, somente o Pequeno Príncipe faz mais de 50 cirurgias por ano. Em 2015, foram 70 recém-nascidos”, destaca Miyague.

“O diferencial do Pequeno Príncipe é a presença de profissionais especializados. Por exemplo, nós temos cirurgiões que só operam o público pediátrico. Além disso, contamos com equipamentos exclusivos para crianças com diferentes pesos. Nos casos dos recém-nascidos, é muito difícil encontrar essa estrutura em outro lugar”, conta o cardiologista.

Vidas transformadas
DSC_0075Maria Izabel Wendrechovski, de 36 anos, já fez duas cirurgias de coração na instituição, uma aos quatro meses e outra quando tinha quatro anos. Ela pouco se lembra dessa fase, mas conta com as memórias da mãe. “Minha mãe diz como éramos bem tratadas no Hospital e como as pessoas eram ‘humanas’ ao falar e ao agir.”

Os procedimentos foram um sucesso. “O coração é um órgão tão importante que sem as cirurgias, seria difícil viver”, conta a ainda paciente do cardiologista pediátrico Nelson Miyague.

Alguns casos de cardiopatia congênita são tão complexos que se torna quase impossível um especialista em adultos assumir o paciente. Sendo assim, excepcionalmente, o atendimento ainda é feito no Pequeno Príncipe.

Maria, por exemplo, retorna uma vez por ano para exames de rotina. Hoje, ela leva uma vida normal e tem duas filhas que, inclusive, foram acompanhadas no pré-natal por Miyague.

“Não há o que temer, eu sou a prova viva de que as coisas podem mudar de rumo. Sou muito grata a Deus e a competência técnica dos profissionais do Pequeno Príncipe”, agradece Maria Izabel.

Cardiologia no Pequeno Príncipe

O Serviço de Cardiologia do Pequeno Príncipe existe há 60 anos e a primeira cirurgia ocorreu há 40 anos. Desde então, mais de 15 mil vidas foram transformadas. Só nos últimos três anos, foram realizados seis transplantes de coração.O Hospital é referência nacional no atendimento em cardiologia pediátrica. Por ano, realiza cerca de 500 cirurgias pediátricas e é pioneiro desse serviço no Paraná. A maior parte delas ocorre em crianças menores de um ano de idade – 270, somente em 2015.A instituição também é referência em cirurgias cardiovasculares em recém-nascidos no estado. Em âmbito nacional, é o segundo hospital em número de cirurgias cardíacas pediátricas e líder em atendimentos ambulatoriais no Serviço de Cardiologia.

  • Confira, no vídeo a seguir, tudo o que você precisa saber sobre as cardiopatias congênitas:

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais