Campanha Pra Toda Vida recebe menção honrosa no Prêmio Fortis - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Campanha Pra Toda Vida recebe menção honrosa no Prêmio Fortis

Realizada há 16 anos, a iniciativa capacita profissionais da saúde e da educação para o reconhecimento e a denúncia de casos de violência; empodera crianças e adolescentes para a autoproteção e mobiliza a sociedade
09/12/2021
A Campanha Pra Toda Vida recebeu menção honrosa no Prêmio Fortis

 

A Campanha Pra Toda Vida – a violência não pode marcar o futuro das crianças, desenvolvida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006, recebeu menção honrosa no Prêmio Fortis, na categoria Sociedade Civil Organizada. Promovido pelo Departamento de Justiça, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, o prêmio reconheceu instituições e pessoas que se destacaram na proteção da criança e do adolescente em 2021. O evento de premiação aconteceu na noite de 7 de dezembro, no plenário da Assembleia Legislativa.

A Campanha Pra Toda Vida é realizada anualmente há 16 anos e tem como objetivo contribuir para o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes e para a redução do número de casos, mediante a educação para a identificação e notificação dos casos, além do estímulo à denúncia, inclusive das crianças e adolescentes.

Segundo a assessora da diretoria do Hospital Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, “a campanha vem coroar um trabalho iniciado ainda na década de 1970, quando os profissionais do Pequeno Príncipe iniciaram o atendimento diferenciado às crianças que chegavam à instituição com lesões incompatíveis àquelas histórias relatadas por seus responsáveis”. O olhar atento, o conhecimento técnico das equipes, a solidariedade e o constante compromisso com a vida fizeram com que o Hospital se tornasse pioneiro nas ações de identificação e combate à violência.

A campanha atua em quatro vertentes: a capacitação de profissionais da saúde e da educação para o reconhecimento e denúncia desses casos de violência contra crianças e adolescentes; a orientação e empoderamento das próprias crianças sobre seus direitos e formas de se proteger; o incentivo à denúncia pelos diversos atores da sociedade civil; e a atuação de forma integrada, por meio da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, que tem como objetivo reduzir a violência contra a criança e o adolescente na cidade de Curitiba/PR, principalmente no que se refere à violência doméstica/intrafamiliar e sexual.

Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou milhares de profissionais da saúde e da educação por meio de manuais que ensinam como identificar e denunciar os casos. Também impactou crianças e adolescentes, com livros especialmente elaborados para falar sobre o tema diretamente com esse público, empoderando-o para buscar ajuda quando necessário. Anualmente, a campanha também sensibiliza a sociedade, por meio de conteúdos compartilhados nas redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe e da mobilização da imprensa para o tema.

 

+ Notícias

21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
Ver mais