Campanha Pra Toda Vida recebe menção honrosa no Prêmio Fortis - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Campanha Pra Toda Vida recebe menção honrosa no Prêmio Fortis

Realizada há 16 anos, a iniciativa capacita profissionais da saúde e da educação para o reconhecimento e a denúncia de casos de violência; empodera crianças e adolescentes para a autoproteção e mobiliza a sociedade
09/12/2021
A Campanha Pra Toda Vida recebeu menção honrosa no Prêmio Fortis

 

A Campanha Pra Toda Vida – a violência não pode marcar o futuro das crianças, desenvolvida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006, recebeu menção honrosa no Prêmio Fortis, na categoria Sociedade Civil Organizada. Promovido pelo Departamento de Justiça, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, o prêmio reconheceu instituições e pessoas que se destacaram na proteção da criança e do adolescente em 2021. O evento de premiação aconteceu na noite de 7 de dezembro, no plenário da Assembleia Legislativa.

A Campanha Pra Toda Vida é realizada anualmente há 16 anos e tem como objetivo contribuir para o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes e para a redução do número de casos, mediante a educação para a identificação e notificação dos casos, além do estímulo à denúncia, inclusive das crianças e adolescentes.

Segundo a assessora da diretoria do Hospital Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, “a campanha vem coroar um trabalho iniciado ainda na década de 1970, quando os profissionais do Pequeno Príncipe iniciaram o atendimento diferenciado às crianças que chegavam à instituição com lesões incompatíveis àquelas histórias relatadas por seus responsáveis”. O olhar atento, o conhecimento técnico das equipes, a solidariedade e o constante compromisso com a vida fizeram com que o Hospital se tornasse pioneiro nas ações de identificação e combate à violência.

A campanha atua em quatro vertentes: a capacitação de profissionais da saúde e da educação para o reconhecimento e denúncia desses casos de violência contra crianças e adolescentes; a orientação e empoderamento das próprias crianças sobre seus direitos e formas de se proteger; o incentivo à denúncia pelos diversos atores da sociedade civil; e a atuação de forma integrada, por meio da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, que tem como objetivo reduzir a violência contra a criança e o adolescente na cidade de Curitiba/PR, principalmente no que se refere à violência doméstica/intrafamiliar e sexual.

Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou milhares de profissionais da saúde e da educação por meio de manuais que ensinam como identificar e denunciar os casos. Também impactou crianças e adolescentes, com livros especialmente elaborados para falar sobre o tema diretamente com esse público, empoderando-o para buscar ajuda quando necessário. Anualmente, a campanha também sensibiliza a sociedade, por meio de conteúdos compartilhados nas redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe e da mobilização da imprensa para o tema.

 

+ Notícias

20/09/2024

brain4care: método inédito é validado pelo Hospital

Estudo do Pequeno Príncipe, publicado na Scientific Reports, comprova os resultados do brain4care para monitorização do risco de hipertensão intracraniana de forma não invasiva
19/09/2024

Pequeno Príncipe está entre os melhores hospitais do mundo em pediatria

Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital é eleito como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista Newsweek
17/09/2024

Como a poluição do ar afeta a saúde das crianças?

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção sobre os impactos da exposição aos poluentes e os cuidados com o público infantojuvenil
12/09/2024

Impacto e Transformação: investimento social privado em foco

O evento, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, contou com quatro painelistas que se basearam nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASGs)
11/09/2024

Febre oropouche em crianças: sinais, tratamento e como prevenir

Sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças causadas por mosquitos, como a dengue e a chikungunya
10/09/2024

Depressão e ansiedade na infância e adolescência

Conheça os sinais de alerta, diagnóstico, tratamento e formas de prevenir os transtornos mentais mais comuns nessa fase
Ver mais