Calouros de Medicina da FPP visitam o Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Calouros de Medicina da FPP visitam o Hospital Pequeno Príncipe

O acolhimento aos futuros médicos já faz parte do calendário de atividades da instituição
25/02/2016
Os calouros de Medicina da FPP participaram da tradicional acolhida no Hospital.
Os calouros de Medicina da FPP participaram da tradicional acolhida no Hospital.

Quarenta e sete calouros do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe participaram, na manhã desta quinta-feira (25/2), da já tradicional acolhida aos futuros médicos no Hospital. Além da visita à instituição, o grupo conheceu detalhes da história da entidade, que há quase um século é referência em saúde infantojuvenil, e participou de palestras com diferentes profissionais.

Coube à cirurgiã pediátrica e professora da FPP, Elisângela de Mattos e Silva, dar as boas-vindas à turma. O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, falou sobre a estrutura da instituição e também dos avanços na área médica.
Fábio de Araújo Motta, infectologista, pediatra e coordenador de Qualidade e do Programa de Acreditação do Hospital Pequeno Príncipe, também trocou experiências com os acadêmicos. “Errar é humano e admitir os erros é o primeiro passo para aprender com eles e melhorar o desempenho”, avisa o médico.

A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, trouxe o tema da humanização para reflexão com os estudantes. “Médicos também têm e devem expressar emoção. Lidar com isso, de maneira saudável, é o grande segredo”, diz.
Os futuros médicos tiveram outra surpresa especial. O esperado trote de boas-vindas foi uma interação mais que especial com pacientes do Pequeno Príncipe, que fizeram desenhos nos rostos dos estudantes.

Os pacientes interagiam com os futuros médicos em um trote mais que especial.
Os pacientes interagiam com os futuros médicos em um trote mais que especial.

Repercussão
A acadêmica Ingridy Digner considerou extremamente relevante a visita. “É muito importante observar na prática tudo que veremos sobre humanização, aproximação com o paciente. Isso é levado muito a sério no Hospital”, comenta.

Pedro Calegari, também calouro de Medicina da FPP, estava bastante ansioso. “O Brasil inteiro conhece o Hospital e essa aproximação vai permitir relacionar prática com teoria”, observa.

A coordenadora geral do Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella da Faculdades Pequeno Príncipe, Gabriela de Araújo, lembra que a iniciativa partiu dos próprios estudantes do curso. “A ideia é que eles vejam que a Medicina não se restringe a tratar doença. É humanização, carinho, afeto e cuidado, que são pilares do Complexo Pequeno Príncipe”, fala.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais