Brincadeiras populares do folclore brasileiro são tema de oficina no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Brincadeiras populares do folclore brasileiro são tema de oficina no Pequeno Príncipe

    Pacientes e familiares viveram momentos lúdicos com atividades de adivinhação, trava-línguas e cantigas de roda
    29/05/2017

    Brincadeiras populares transformaram a rotina do Hospital Pequeno Príncipe nesta quinta-feira, dia 25. Com palmas, batidas de pé, sorrisos e risadas foi realizada a Oficina de Arte na Biblioteca O Pequeno Príncipe.

    O encontro levou os participantes a uma viagem lúdica, construída em torno de três atividades bastante interativas: adivinhação, trava-línguas e cantigas de roda. As ações culturais estimularam a integração e a coletividade entre os participantes.

    O jogo “O que é, o que é?” invadiu o espaço com enigmas a serem descobertos entre os pacientes e os pais, com entretenimento e raciocínio lógico. Os trava-línguas provocaram risadas por conta da semelhança sonora entre as sílabas recitadas pelos participantes. As cantigas trouxeram um gostinho de recordação para os familiares e alegria para muitos pacientes.

    O projeto garante a integração entre pacientes e seus familiares, além de permitir a troca de experiências e conhecimento de forma divertida e lúdica, permitindo o acesso à arte e à cultura. “É muito prazeroso participar dos projetos que o Pequeno Príncipe oferece. Além de ser divertido, também adquiro informações importantes”, comenta a paciente Izadora Ferreira, 14 anos.

    Oficina de Arte
    Comprometido com o bem-estar social e acesso à cultura das crianças e adolescentes, o Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe realiza, desde o segundo semestre de 2016, as Oficinas de Arte. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 10h, na Biblioteca O Pequeno Príncipe, localizada no 5º andar.

    O intuito desta ação cultural é compartilhar conhecimentos sobre a arte e seus movimentos artísticos, como cubismo, pop art e revista em quadrinho. “As atividades realizadas são baseadas no teórico e prático, de forma lúdica. A Oficina de Arte propõe uma integração entre os pais, pacientes e cultura. É visível como os participantes compartilham experiências, interagem e se divertem durante a realização”, comenta a professora do Setor de Educação e Cultura (EDUC), Janina Rodrigues Pereira.

    Desenhos, pinturas, colagens e poemas são utilizados nas atividades. As crianças têm a oportunidade conhecer diferentes materiais, papéis de várias texturas, pincéis, lápis, canetas, tintas coloridas, estimulando assim novas ideias.

    + Notícias

    08/08/2022

    Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

    O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
    05/08/2022

    Cirurgia de correção de malformação rara é realizada no Pequeno Príncipe

    A reparação da extrofia de cloaca foi feita com a técnica de Kelley, considerada inovadora
    04/08/2022

    Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

    Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
    02/08/2022

    Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

    A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
    01/08/2022

    Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

    Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
    28/07/2022

    Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

    O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
    Ver mais