Brasil começa a se destacar no cenário de publicações científicas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Brasil começa a se destacar no cenário de publicações científicas

Líder na América Latina, país ainda tem espaço para melhorar no cenário mundial
19/04/2013

Os países conhecidos como Brics (Brasil, Rússia, Índia e China – alguns também gostam de acrescentar a Coréia do Sul à lista) estão em franca ascensão no cenário mundial de publicações científicas. Essa é conclusão da mesa redonda “Investimentos, incentivos e crescimento em publicações científicas: Brasil, Canadá, China, França, Índia, Itália e Estados Unidos” realizada hoje (19 de abril) no II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia, organizado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Os Brics, na opinião dos pesquisadores, ainda não têm tanto papel de destaque (com exceção da China, que em pouco tempo deve ultrapassar os EUA em número de publicações), mas têm espaço para crescer e meios de melhorar sua infraestrutura. Por outro lado, países como os EUA, Canadá e países europeus já alcançaram níveis altos de produção e qualidade. Há pouco espaço para o crescimento e o melhoramento de uma estrutura que já é excelente. Embora estejam entre os melhores do mundo, estão estagnados.

A perspectiva futura é a de que a produção científica dos países mais desenvolvidos diminua. Os atuais problemas econômicos mundiais estão impactando os investimentos em pesquisas científicas, como ressaltado pelo doutor Roberto Rosati, médico italiano que desenvolve seu trabalho no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Porém, os chamados países de primeiro mundo têm muito a ensinar. Desde o volume de investimento financeiro por parte do governo, das universidades e de instituições privadas até a preocupação com uma melhora qualitativa, não apenas quantitativa da produção científica. De acordo com o pesquisador canadense que trabalha no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Adam Smith, seu país de origem investe quase o dobro em pesquisa científica que o Brasil, apesar de uma população menor.

O médico e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Pereira Leite, observa que o Brasil praticamente triplicou seu orçamento para a pesquisa científica nos últimos cinco anos, especialmente com o início do programa Ciências sem Fronteiras. Mesmo com o investimento, ainda está longe dos primeiros do mundo em influência, embora seja o 13º em número de publicações.

Na América Latina, o país é destaque e tem ainda um potencial incrível para crescer e melhorar. “Há 30 anos, o Brasil vem construindo um histórico em publicações científicas e agora realmente tem presença no cenário mundial”, finaliza o canadense Donald Samulack, que é presidente nos EUA da Cactus (empresa internacional que auxilia e orienta profissionais e pesquisadores em suas publicações).

+ Notícias

11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
Ver mais