Atenção às picadas de insetos precisa ser redobrada no verão - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Atenção às picadas de insetos precisa ser redobrada no verão

Com a chegada do calor, os episódios com mosquitos são mais frequentes e o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas de como agir nesses casos
13/12/2021
O principal meio de prevenção das picadas de inseto é o repelente. A partir dos seis meses, o produto pode ser aplicado pelos pais e responsáveis nos pequenos.

 

O verão é uma das épocas mais esperadas pelas crianças, por conta das férias, do clima quente e das comemorações de fim de ano. No entanto, o Hospital Pequeno Príncipe alerta que esse é o período no qual os pais precisam de uma atenção redobrada com as picadas de insetos, já que os pequenos são os que mais sofrem com as inflamações e alergias causadas pelos mosquitos.

As épocas mais quentes são mais propensas às picadas de insetos por dois motivos principais: o calor, que favorece a multiplicação dos mosquitos; e o uso de roupas mais leves, que deixam a pele mais exposta. “Embora cause incômodo, grande parte das picadas de mosquitos não provocam reações graves nas crianças e podem ser tratadas em casa”, explica a dermatologista Nadia Almeida, do Hospital Pequeno Príncipe.

Saiba identificar a picada de inseto

No Brasil, o verão tem como característica muitos insetos e mosquitos, por isso, é comum que as picadas aconteçam. Entre os principais sintomas estão a vermelhidão, inchaço, dor e coceira no local da picada, além de bolhas e secreções, dependendo do caso.

“As lesões geralmente desaparecem dentro de alguns dias, mas é importante que os pais fiquem atentos e procurem o médico se a criança apresentar outros sintomas ou caso a vermelhidão, inchaço e coceira demorem para sumir”, alerta a dermatologista.

Insetos como abelhas e marimbondos precisam de uma atenção especial, pois possuem ferrões e podem desencadear alergias e inflamações nas crianças.

Episódios inflamatórios causados por mosquitos: como tratar?
A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos, por isso os incidentes com insetos podem ser mais sérios nos pequenos. Em parques, praças, chácaras ou locais com regiões de mata próxima, as picadas são mais comuns. Caso um episódio com mosquitos ocorra, a primeira atitude a se tomar é lavar bem a área lesionada com água e sabão. “Se o local apresentar inchaço, vermelhidão ou coceira excessiva é recomendado utilizar também uma compressa de gelo”, pontua a especialista.

O local da lesão pode ocasionar coceiras, porém este ato pode abrir feridas na pele, deixando espaço para que bactérias e fungos entrem provocando uma inflamação ainda maior. A aplicação de fórmulas caseiras pode prejudicar a recuperação das lesões, por isso essas substâncias não são recomendadas. Apesar dos cuidados básicos que podem ser realizados em casa, o atendimento médico é essencial.

A prevenção é a melhor aliada
O principal meio de prevenção é o repelente. A partir dos seis meses, o produto pode ser utilizado nas crianças, sempre evitando a área dos olhos, nariz e boca, além de cortes, feridas e pele irritada. É importante que os pais sempre apliquem o repelente nos pequenos.

Além do repelente, outras medidas de prevenção podem ser adotadas, entre elas a utilização de telas e mosquiteiros de proteção, o uso de calças e camisetas de mangas compridas leves, sapatos fechados, chapéus e bonés. Também é importante evitar áreas que atraem insetos voadores, como latas de lixo e poças de água parada.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais