Estimular o repertório alimentar é essencial ainda na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Estimular o repertório alimentar é essencial ainda na Primeira Infância

Neste Dia Mundial da Alimentação, nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe explica a importância de todos os nutrientes para o desenvolvimento adequado das crianças
16/10/2021
Além de incentivar a ingestão dos alimentos saudáveis, é essencial que a família seja o exemplo e também consuma.

 

Ensinar às crianças a adquirirem hábitos saudáveis é uma das tarefas que farão a diferença no futuro. Neste Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de uma alimentação balanceada ainda na Primeira Infância para favorecer o desenvolvimento adequado, bem como diminuir as carências nutricionais e reduzir a chance do aparecimento de doenças crônicas na fase adulta, como obesidade, diabetes e hipertensão.

A partir dos 6 meses, é importante que a criança conheça os diferentes grupos alimentares.

Do nascimento até os 6 meses de vida, os bebês se beneficiam com a amamentação de forma exclusiva, pois o leite materno é um alimento completo. Mas caso o ato seja impossibilitado, os bebês podem receber a fórmula infantil, preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico. Nesse período, o pediatra pode realizar a suplementação com alguns micronutrientes específicos, como ferro e vitamina D.

A partir dos 6 meses , é possível iniciar a introdução alimentar aos bebês. Nessa fase, as famílias não precisam preocupar-se com a quantidade que a criança está consumindo, pois o aleitamento materno ainda será a maior fonte de nutrição. O mais importante é apresentar os alimentos às crianças. Já na fase pré-escolar, é necessário avaliar se há carências nutricionais para realizar alguma suplementação específica.

“Todos os nutrientes são importantes para o desenvolvimento adequado, e isso depende da variedade, quantidade e qualidade da alimentação das crianças”, enfatiza a nutricionista Isis Kawana Ferreira, do Hospital Pequeno Príncipe. A especialista reforça também a importância do equilíbrio. “Quando colocamos que um brócolis é mais saudável do que uma pizza, por exemplo, não levamos em consideração que talvez naquele momento a família toda esteja reunida comendo pizza, conversando e tendo um momento feliz. Nessa situação, comer pizza num ambiente adequado será mais saudável do que comer brócolis. O que não pode acontecer é todo dia comer pizza porque faz a família feliz”, completa.

Saiba como estimular o repertório alimentar

Confira as dicas da nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe.

– Desde a introdução alimentar, a partir dos 6 meses, é válido apresentar todos os grupos alimentares para evitar que a criança desenvolva uma futura recusa ou dificuldade alimentar.

– Além de oferecer alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é importante que a família também consuma, pois as crianças observam e imitam o comportamento dos adultos.

– Variar os alimentos oferecidos auxilia nos casos em que a criança mostra certa resistência ao ingeri-los. A dica é não insistir, mas diversificar o preparo do alimento e não oferecê-lo em dias consecutivos. Por exemplo, se a criança recusou cenoura em rodelas cozidas, espere alguns dias e ofereça novamente com outro preparo e corte, como cenoura assada em palitos ou cenoura ralada crua.

– O lúdico é importante para estimular o consumo. Quando for possível, vale utilizar forminhas para moldar o arroz, por exemplo, ou montar um prato com rostos e sorrisos.

– Em casos mais sérios de dificuldades alimentares, pode ser necessário o trabalho de uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo.

Receita saudável e saborosa para as crianças

Bolinhas de frutas
Rendimento: quatro porções

Ingredientes
– ¼ de melancia
– ½ melão
– 2 carambolas
– suco de 8 laranjas

Modo de preparo
Com um boleador (utensílio para moldar bolinhas de frutas e vegetais), faça bolinhas de melancia e melão. Reserve. Lave a carambola, corte em fatias e retire as sementes. Disponha as frutas em copinhos ou cumbuquinhas e regue com o suco de laranja.

Fonte: Panelinha

 

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais