5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

Notícias

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
07/12/2022
criança com alimentação saudável nas férias
Manter uma alimentação saudável nas férias é importante para aproveitar o momento com mais disposição e saúde.

 

O mês de dezembro é marcado pelo início do verão e também das férias. Geralmente, neste período do ano, é comum que ocorram viagens ou passeios totalmente fora da rotina. Um dos cuidados necessários para aproveitar o momento com mais disposição e saúde é por meio dos hábitos alimentares. Por isso, o Hospital Pequeno Príncipe separou cinco dicas para manter uma alimentação saudável nas férias.

Vejas as dicas para uma alimentação saudável nas férias

As orientações são da nutricionista Ana Claudia Guerreiro, do Hospital Pequeno Príncipe.

1- Estabeleça o equilíbrio

É importante estabelecer um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade da alimentação. Ou seja, nenhum alimento é proibido. O consumo de doces, frituras e processados precisa ser feito com moderação, sempre evitando os excessos. A família deve prezar pelas opções mais naturais – frutas, legumes, verduras e grãos devem estar sempre presentes à mesa. Desembale menos e descasque mais!

2- Opte por lanches saudáveis

No verão, os alimentos se deterioram com muita facilidade. Por isso, nem sempre a praticidade está ligada à segurança. É necessário evitar alimentos de procedência desconhecida ou duvidosa. Nos passeios, vale levar uma bolsa térmica com lanches saudáveis, como frutas, iogurte natural, picolés de frutas, saladas de frutas, snacks e biscoitos integrais, oleaginosas, e sanduíche natural.

3- Use a criatividade

É comum que as crianças rejeitem ou tenham dificuldade para comer alguns alimentos. As férias podem ser um momento de usar a criatividade e chamar os pequenos para ajudar. Incentivá-los a participar de todo o processo, como ir ao mercado, escolher os alimentos e realizar o preparo com pratos coloridos, frescos e naturais, pode ser uma alternativa divertida e de interação entre a família.

4- Mantenha a hidratação em dia

A hidratação adequada é essencial para a saúde, pois mantém o corpo em funcionamento adequado. No verão, essa necessidade é maior em decorrência das altas temperaturas. A necessidade hídrica é individualizada de acordo com a faixa etária e peso. Sempre que possível, leve uma garrafinha de água junto nos passeios. E, caso a criança queira beber outro líquido, prefira a água de coco, suco natural ou chás – todos sem adição de açúcares.

5- Alie a atividade física

Uma rotina de alimentação saudável associada a uma rotina de exercícios é aliada essencial para uma vida mais saudável e equilibrada, evitando o ganho excessivo de peso nesses períodos. Aproveite a flexibilidade dos horários das férias para exercitar-se com as crianças e desfrute o momento como diversão, fazendo caminhadas ou praticando algum esporte.

morango alimentação saudável nas férias
Os picolés de frutas são ótimas opções para refrescar no verão.

Opções de receitas saudáveis

  • SORVETE DE BANANA

INGREDIENTES
– uma dúzia de bananas-prata picadas
– ½ suco de limão

MODO DE PREPARO
Coloque a banana picada em um recipiente e leve ao congelador. Após congelada, bata no mix e adicione o suco do limão. Sirva ou leve novamente ao congelador.

  • PANQUECA DE ERVAS

INGREDIENTES
MASSA
– ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
– ½ xícara de chá farinha de trigo branca
– uma xícara de chá de leite
– 1 ovo inteiro
– uma pitada de sal
– ½ colher de sopa de alecrim fresco
– ½ colher de sopa de cebolinha fresca
– ½ colher de sopa de salsinha fresca
– ½ colher de sopa de manjericão fresco

RECHEIO
– 1 peito de frango
– uma cebola
– 1 dente de alho
– uma colher de sopa de requeijão

MODO DE PREPARO
Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere dourar levemente, vire a massa e repita com o outro lado. Faça o mesmo até usar toda a massa. Recheio: Refogue a cebola e o alho, adicione o peito de frango e cozinhe. Deixe esfriar e desfie o frango, adicionando o requeijão e recheando a panqueca.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

 

 

 

+ Notícias

27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
16/01/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Radiologia Intervencionista

A especialidade trata doenças complexas em procedimentos minimamente invasivos. Saiba mais sobre o serviço na série de alta complexidade
Ver mais