Alimentação e hidratação também merecem um olhar especial nas férias - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Alimentação e hidratação também merecem um olhar especial nas férias

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas de como uma rotina saudável entre os meninos e meninas
20/12/2021
A alimentação é saudável quando apresenta variedade de nutrientes.

 

Manter uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças, além de proteger contra a má nutrição e as doenças crônicas. No entanto, nas férias, a tendência é que as crianças tenham parte da rotina alterada, e isso pode incluir também a alimentação.

Para a nutricionista Bruna Mansur Lago, do Hospital Pequeno Príncipe, a alimentação é saudável quando apresenta variedade de nutrientes. “Uma dieta equilibrada deve fornecer vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. Além disso, é importante que se tenha controle da quantidade e qualidade desse consumo”, explica.

O planejamento é muito importante também nas férias.

Alimentação nas férias
Nas viagens de fim de ano é normal que a alimentação seja um pouco diferente da que a criança já está acostumada, porém, é fundamental que os pais façam o possível para que os hábitos continuem equilibrados. Manter horários regulares para refeições e preparar os próprios alimentos podem ajudar nestes momentos.

“Quando as viagens forem longas é importante planejar com antecedência os horários de paradas de descanso e alimentação, bem como fazer uma pesquisa prévia dos alimentos vendidos ao longo da viagem. Caso não sejam saudáveis ou habituais à criança, pode-se pensar em levar algo feito em casa”, orienta a nutricionista.

Na praia, o cuidado com a procedência dos alimentos deve ser redobrado. É recomendado o consumo de frutas, sucos e itens fáceis de serem transportados e armazenados em caixas térmicas. Os alimentos vendidos na areia da praia devem ser consumidos com cautela, a recomendação é evitar frituras, como churros, pastéis e batatas fritas, por conta do calor a que são expostos.

O consumo de guloseimas, doces, salgados e demais itens ricos em açúcar e corantes devem ser evitados. Além disso, é imprescindível o cuidado com a higienização, preparação e armazenamento dos alimentos para prevenir intoxicação e viroses.

Ingerir líquidos saudáveis é essencial, especialmente nos dias mais quentes.

Consumo de líquidos
No verão, as crianças precisam ingerir mais água para a hidratação do organismo, pois a perda de líquidos é maior nessa época do ano. “Em viagens para a praia ou locais quentes, os pais precisam cuidar da hidratação das crianças, oferecendo bastante água e sucos naturais. Mesmo que os pequenos não peçam, é importante lembrá-los de beber líquidos”, ressalta a especialista.

A alimentação saudável deve fazer parte da programação das férias, pois com planejamento e organização é possível manter os hábitos equilibrados sem atrapalhar a diversão dos pequenos.

+ Notícias

30/09/2022

Setembro Amarelo: é preciso falar sobre tentativa de suicídio na infância e adolescência

O Hospital Pequeno Príncipe, referência em atendimentos pediátricos, registrou um aumento de 95% dos casos do primeiro semestre de 2021 para 2022
29/09/2022

Coração dá sinais de que precisa de cuidado

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital Pequeno Príncipe alerta quando é necessário buscar um pediatra
27/09/2022

Doação de órgãos e tecidos: uma decisão que transforma vidas

O Hospital Pequeno Príncipe, que até agosto de 2022 realizou 183 transplantes de órgãos, reforça a importância do diálogo sobre o tema
26/09/2022

Voluntários celebram o brincar em retorno ao Pequeno Príncipe

Neste ano, o Dia do Voluntário Paranaense é cercado de ainda mais emoção, devido à retomada das atividades presenciais
23/09/2022

Setembro Amarelo: saiba como agir caso alguém busque apoio

Ser empático com os sentimentos da criança e do adolescente é muito importante, além de necessário encorajar a buscar um profissional especializado em saúde mental
22/09/2022

Acompanhamento médico é fundamental para saúde de adolescentes e jovens

De acordo com especialista, a assistência é importante nessa fase, pois facilita o acesso a informações corretas, incluindo a vacinação
Ver mais