Acidentes domésticos aumentam nas férias escolares - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Acidentes domésticos aumentam nas férias escolares

“Ensinar os perigos é fundamental”, alerta o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel
21/01/2016

Nilton_Kiesel (2)Férias, mudança de rotina, viagens e novos ambientes. Todo cuidado é pouco. Os primeiros meses do ano exigem uma atenção especial dos pais. Pensando nisso, o Hospital Pequeno Príncipe preparou dicas importantes para evitar acidentes domésticos e o que fazer caso eles ocorram.  A principal, segundo o pediatra Nilton Kiesel, é sempre ensinar aos pequenos quais são os perigos.

DSC_0010Quedas
“Uma casa não é feita pensando nas crianças”, aponta o médico. Por isso, as janelas devem estar sempre fechadas ou com redes de proteção. O cuidado também vale para os banheiros, que podem estar escorregadios, o que facilita a queda. O vidro, geralmente componente do box, também representa perigo.  “Quando os pequenos caem,  é preciso analisar a distância da queda, se formou ou não galo, se houve perda de consciência, tontura ou vômito. Geralmente, quando o acidente ocorre de uma altura de mais de um metro, é preciso procurar o serviço médico mais próximo”, explica Kiesel.

Queimaduras
Na cozinha, o forno e as facas são elementos que demandam atenção. “É um local propenso para queimaduras. Às vezes, as mães deixam o cabo da panela virado para o lado de fora do fogão e a criança puxa”. Nesses casos, não existe pasta de dente e nem pomada milagrosa. “Lavar bem o local da queimadura com água fria, limpa e alivia a dor. Depois disso, é necessário procurar um serviço médico”, afirma o pediatra.

Afogamentos
Os afogamentos também são comuns nessa época do ano. Uma criança não pode ficar sozinha próxima de piscinas ou baldes. “Além de engolir muita água, os meninos e meninas podem se afogar pelo susto – então ocorre o fechamento da glote e a asfixia.” O ideal é sempre estar com um adulto por perto para que caso a queda aconteça, ele possa retirar imediatamente a criança da água.

DSC_0030Intoxicação

O risco de intoxicação por medicamentos também é grande. “Os remédios devem estar sempre guardados”, orienta Kiesel que também deixa um alerta para os pais: “Em alguns casos, quando se ingere derivados de petróleo ou detergentes, por exemplo, não é indicado provocar vômitos, pois a inalação do produto é que pode ser perigosa”.

Esquecimento
Deixar os pequenos presos em carros também é comum. “Com a mudança de rotina e a distração constante provocada pelo uso de smartphones, os pais esquecem seus filhos”. Em locais quentes, de duas a três horas são suficientes para causar graves danos à criança.

DSC_0001Objetos engolidos
É importante que os pais não deixem disponíveis às crianças objetos pequenos. “É preciso, por exemplo, observar a indicação de idade dos brinquedos”, alerta o médico. Baterias e ímãs são considerados materiais tóxicos que, quando engolidos, podem causar danos. “Nesses casos, assim que os pais perceberem que houve a ingestão, é necessário consultar”, aponta.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais