Acervo do Programa Gols pela Vida é apresentado em exposição - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Acervo do Programa Gols pela Vida é apresentado em exposição

Mostra pode ser visitada até 18 de julho e destaca itens que contam a história do projeto, além da trajetória de Pelé, padrinho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
01/07/2014

DSC_0004A energia positiva do futebol, a celebração do gol e a paixão nacional estão representadas em uma exposição em cartaz no Hospital Pequeno Príncipe. Itens do acervo do Programa Gols pela Vida podem ser vistos por pacientes, seus familiares e colaboradores da instituição até 18 de julho. A mostra está sendo realizada no saguão de entrada do Hospital na rua Desembargador Motta, número 1.070, ao lado da área de internamento. O público externo pode visitá-la de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.

Entre as atrações da exposição estão artigos esportivos, como chuteiras, camisas e bolas autografadas. Eles foram doados por diversos craques do futebol, como o meia Alex, ídolo da torcida do Coritiba; o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras; e os atletas do Botafogo, Clarence Seedorf e o goleiro Jefferson (atualmente disputando a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira). Além disso, há itens alusivos a várias edições da Copa do Mundo realizada pela FIFA, como os famosos álbuns de figurinha, revistas e LPs.

Também há objetos relacionados à carreira de Edson Arantes do Nascimento, o “rei do futebol”. Eles retratam momentos da trajetória do gênio dos gramados, que é padrinho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Brinquedos, bonecos, chaveiros, pôsteres, livros e gibis foram especialmente selecionados para a exposição.

Para completar, há as medalhas do Programa Gols pela Vida, que foram criadas para eternizar os 1.283 gols marcados por Pelé em medalhas de ouro, prata e bronze. Destaque, ainda, para as moedas comemorativas à Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Elas fazem referência ao mascote Fuleco, à Taça FIFA, às principais jogadas do futebol e às 12 cidades-sede do evento.

“A exposição conta, por meio de todos esses itens, a história do Programa Gols pela Vida e também de parte da vida profissional de Pelé, padrinho de nosso instituto. São itens valiosos pela história que carregam e que também poderão ser transformados futuramente em fonte de arrecadação de recursos para a instituição, a serem leiloados em eventos especiais realizados no Brasil e no exterior”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e coordenador do programa, José Álvaro da Silva Carneiro.

Sobre o Instituto de Pesquisa
Durante a sua carreira, Pelé dedicou o seu milésimo gol às crianças de todo o mundo. Isso ocorreu na década de 1960. Anos mais tarde, em 2005, ele concretizou a sua preocupação com os pequenos ao apoiar uma importante causa: a da saúde infantojuvenil. Ele empresta seu nome e prestígio ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, o único projeto social em todo o mundo que tem o eterno craque do futebol Pelé como padrinho.

O Instituto faz parte do Complexo Pequeno Príncipe, ao lado do Hospital Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe. Com uma estrutura que une profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta, são realizados estudos que buscam novos métodos de diagnóstico e tratamento que possam contribuir para melhorar a vida de crianças e adolescentes de todo o mundo e, consequentemente, para a diminuição da mortalidade infantojuvenil.

Atualmente, 17 pesquisadores desenvolvem cerca de 50 estudos em diferentes linhas de pesquisa, como doenças complexas e oncogenética; estudos epidemiológicos, clínicos e educacionais; medicina molecular e bioinformática; e neurociências.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais