8 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

8 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O acúmulo de gorduras no sangue é decorrente do aumento do colesterol no organismo e pode resultar em sérios problemas cardíacos
08/08/2016

DSC_0007Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que 20% das crianças e adolescentes, entre dois e 19 anos, apresentam níveis elevados de colesterol no sangue. Por conta disso, o acompanhamento das taxas de gordura no organismo desde a infância é fundamental para prevenir complicações futuras. Com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade, nesta segunda-feira, dia 8, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

De acordo com a endocrinologista do Hospital Pequeno Príncipe, Rosângela Rea, o colesterol é um tipo de gordura necessária ao organismo. “Ele é responsável pela formação de alguns hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras”, explica. Apesar disso, é preciso equilíbrio. “O excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, completa a médica.

Existem dois tipos de colesterol:
Sem título
Fatores de risco
O aumento do colesterol pode estar ligado a tendências genéticas e hereditárias. No entanto, a ingestão de gorduras saturadas contribui para isso ocorrer. “Carnes vermelhas, massas, doces, álcool e frituras aumentam a quantidade de colesterol no organismo e, por isso, devem ser evitadas”, salienta Rosângela.

Sintomas
O colesterol não apresenta sintomas. Apesar disso, as pessoas que tiverem histórico familiar de doenças cardíacas, por exemplo, devem ficar atentas. “Para esses indivíduos, o ideal é começar o acompanhamento ainda quando criança, a partir dos dois anos. É preciso observar na infância para prevenir complicações futuras”, relata a médica. A obesidade e o sedentarismo também podem ser indícios da alta taxa de colesterol no organismo.

Tratamento
O tratamento para colesterol alto exige mudanças de hábitos. “Comer de forma saudável, ingerir mais fibras e diminuir o consumo de gorduras é essencial nesses casos. Praticar atividades físicas, reduzir o estresse e manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para o equilíbrio”, afirma Rosângela. Quando a mudança de hábitos não é suficiente, no entanto, é necessário buscar orientação médica, para ver se há necessidade de tomar medicação específica.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais