4 dicas para semear e promover a amizade na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

4 dicas para semear e promover a amizade na infância

Nesta quarta-feira, dia 20, é comemorado o Dia do Amigo. Por conta disso, o Pequeno Príncipe preparou dicas especiais para esse momento tão importante na vida das crianças
20/07/2016

DSC_0202Grandes amigos nascem de pequenos gestos e sentimentos cultivados diariamente. Nesta quarta-feira, dia 20, é celebrado o Dia do Amigo. Pensando nisso e na importância dessas relações pessoais durante a infância, o Hospital Pequeno Príncipe separou algumas dicas imprescindíveis para semear e promover esse vínculo. Confira!

1 – Estimule seu filho a ter amigos
Os pais e responsáveis devem incentivar os pequenos a estabelecer relações de amizade. Como? “Promover encontros entre os colegas e deixar que eles tenham autonomia no desenvolvimento desses relacionamentos é um bom começo”, destaca a coordenadora do setor de psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley. Além disso, ter amigos é um dos primeiros passos no processo de inclusão social da criança.

2 – Valorize as relações de amizade
É com elas que os pequenos aprendem a ter limites e a tratar o próximo com alteridade, ou seja, colocando-se no lugar dele. “A amizade torna as pessoas melhores pelo autoconhecimento. Um amigo pode apontar nossos defeitos e qualidades e nos estimular a melhorar, sem que fiquemos chateados”, aponta a psicóloga. “Resumindo, ter um amigo é tudo de bom”, completa Ângela.

3 – Seja um bom amigo
Pais e responsáveis também devem ser bons amigos. Porém, não podem se esquecer que exercem uma posição de maior autoridade. “É importante estabelecer uma relação de amizade com os filhos, ter um diálogo aberto e saber ouvir. Porém, os pais devem lembrar de impor limites e também orientar sempre que necessário”, explica a psicóloga.

4 – Cuidado com os amigos imaginários
Grande parte das crianças, com maior frequência nas que são filhos únicos ou passam mais tempo sozinhas, têm amigos imaginários. Saber lidar com a situação é fundamental. “Isso não é um problema, ao contrário, é normal. Porém, os pais devem ficar atentos, não incentivar, mas aceitar. Brigar com o filho e dizer que o amiguinho não existe, não é a solução”, observa Ângela.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais