5 dicas importantes para prevenir a obesidade entre as crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

5 dicas importantes para prevenir a obesidade entre as crianças

Na véspera da data dedicada ao tema, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do exemplo dos pais e cuidadores para assegurar uma alimentação saudável aos meninos e meninas
10/10/2018

A boa alimentação começa dentro de casa e deve ser estimulada entre as crianças desde os primeiros meses de vida. Nesta quinta-feira, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado em 11 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância dos pais e cuidadores nesse processo.

A nutricionista da instituição, Maria Emilia Suplicy de Albuquerque, diz que os adultos devem servir de exemplo aos meninos e meninas. “Consumindo uma alimentação saudável junto com a família (hábitos de horários, tipos de alimentos e quantidades adequadas a cada refeição) e não compensar a ausência (pais trabalhando e crianças na escola) com alimentos, principalmente fast-foods ou snacks”, avalia.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 2,5 milhões de crianças – com idade inferior a 5 anos – estão com sobrepeso na América do Sul. Não por acaso, a obesidade tornou-se um problema comum na infância e adolescência. “A redução de atividade física não programada (substituição de brincadeiras ativas por eletrônicos e atividades do dia a dia que antigamente demandavam mais energia) e o aumento no consumo de calorias (redução no consumo de alimentos naturais mais saudáveis e aumento no consumo de alimentos industrializados e processados, com mais calorias e conservantes)  contribuíram para essa realidade”, completa Maria Emilia Suplicy de Albuquerque.

Prevenção é sempre o melhor remédio!

Veja 5 dicas da nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emilia Suplicy de Albuquerque, para prevenir a obesidade:


1. Introdução alimentar correta aos 6 meses de idade – importante para a aceitação de variedade e quantidade de alimentos com o passar dos anos.
2. Evitar a oferta precoce de alimentos indevidos para a idade. Exemplo: açúcar antes dos dois anos.
3. Estimular desde cedo a atividade física para que seja feita prazerosamente.
4. Estimular bons hábitos à mesa –  sem eletrônicos durante as refeições; não encher o prato e exigir que coma tudo, respeitando a saciedade da criança; estimular um tempo maior de refeição, sem necessidade de terminar rápido; e evitar o excesso de líquidos no momento da refeição, principalmente os calóricos com açúcar.
5. Evitar o consumo excessivo de fast-food, frituras, doces e bebidas calóricas (sucos, chás e refrigerantes, por exemplo).

+ Notícias

28/11/2024

Novembrinho Azul: criança pode ter câncer de próstata?

A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, além de cuidados com a saúde sexual e reprodutiva desde a infância
27/11/2024

Danielle Rauen visita o Hospital Pequeno Príncipe

A campeã paralímpica de tênis de mesa, que já foi paciente da instituição, exalou alegria e carisma e contagiou pacientes, familiares e profissionais
26/11/2024

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2024

Projeto Aprendendo e Praticando Cuidados Paliativos Integrado foi reconhecido na votação popular
22/11/2024

Quando suspeitar de câncer infantil?

Hospital Pequeno Príncipe alerta para importância do diagnóstico precoce, que possibilita a cura em 80% dos casos e causa menor impacto no organismo da criança
19/11/2024

Primeiro Dia do Rei Pelé é celebrado no Pequeno Príncipe

A comemoração da data iniciou já no domingo, dia 17, com o Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends
18/11/2024

Confronto de lendas termina com vitória do Barça. Veja como foi o jogo

O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends terminou com vitória da equipe catalã por 2 a 1
Ver mais