Tumor ósseo - Hospital Pequeno Príncipe

Tumor ósseo

O que é?
O tumor ósseo é uma massa de tecido causada por um crescimento anormal da célula no osso, chamado de neoplasia.

Classificação

  • Osteossarcoma: é o tipo mais comum de tumor ósseo maligno primário. Atinge com mais frequência crianças, adolescentes e jovens adultos. Geralmente é diagnosticado em ossos longos, como o fêmur, e ossos dos braços e da pelve.
  • Tumor de Ewing ou sarcoma de Ewing: é o segundo tipo de tumor ósseo maligno que ataca mais as crianças. Qualquer osso pode ter a doença, porém ela é mais comum na região do fêmur e da pelve.
  • Condrossarcoma: o tecido fundamental desse tipo de tumor é formado por cartilagem. Ocorre mais em adultos do que em crianças.
  • Outros tipos: histiocitoma fibroso maligno, fibrossarcoma, tumor ósseo de células gigantes e cordoma.

Quando acontece?
Os tumores ósseos ocorrem mais frequentemente em crianças e jovens com idades entre 10 e 30 anos. A doença é mais comum em meninos do que em meninas.

Causas

  • Fatores genéticos desconhecidos

Sintomas possíveis

  • Dor e aumento de volume na região dos ossos afetados
  • Presença de uma massa palpável no local
  • Febre
  • Fraturas frequentes

Dica para os pais ou responsáveis: há casos em que as crianças ou os adolescentes são assintomáticos, dificultando a identificação da doença. No caso de alterações suspeitas, procure um médico pediatra.

Diagnóstico
O médico da criança ou do adolescente pode diagnosticar o tumor ósseo depois de fazer a avaliação dos sintomas e da realização de um exame clínico. Exames de imagem, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea, também são utilizados. A realização de uma biópsia, que consiste na retirada de um pequeno fragmento do tumor para avaliação em laboratório, contribui para a identificação do tipo do tumor e para determinar se ele é benigno ou maligno.

Quando devo procurar o Hospital Pequeno Príncipe?
Fique atento aos sinais que o corpo da criança ou do adolescente pode dar de que algo não vai bem. Se notar que o menino ou a menina tem dor, inflamação ou facilidade de fraturar os ossos, febre, perda de apetite e de peso, fadiga, anemia e infecções frequentes, procure um médico do Pequeno Príncipe. O Hospital conta com especialistas para atender pacientes de todas as idades com excelência técnico-científica e cuidado humanizado.

Tratamento
O tratamento vai depender do diagnóstico, do tipo de tumor, do tamanho e da localização dele. Entre as opções para tratar a doença estão quimioterapia, radioterapia e cirurgia de retirada do tumor.

Em razão das variações do tipo de tumor e das condições do paciente, o acompanhamento médico é fundamental para que o tratamento seja o mais efetivo para a saúde da criança ou do adolescente.

Clique aqui e conheça os nossos especialistas.

Ver menos