Campanha Pra Toda Vida: livro auxilia na prevenção da violência

Notícias

Livro infantil auxilia na prevenção da violência contra crianças

O lançamento da obra marcou o início da Campanha Pra Toda Vida, promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006
02/05/2024
lançamento Campanha Pra Toda Vida
O lançamento do livro foi o pontapé para o início das ações da Campanha Pra Toda Vida.

O Jardim dos Sonhos do Pequeno Príncipe foi palco do lançamento do livro e duas histórias: Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força. A iniciativa marcou o início da Campanha Pra Toda Vida, promovida desde 2006. A instituição também aderiu ao Maio Laranja, que reforça as ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Além da distribuição gratuita de exemplares, o evento teve contação de histórias e cantoria para alunos da rede pública de ensino e pacientes do Hospital.

“O livro pode ser uma porta de entrada para uma conversa, na escola ou em casa, sobre um assunto importante e urgente, mas que ainda é considerado tabu em muitas famílias”, afirmou a produtora cultural Isadora Hofstaetter. “Também é uma maneira de expandir o repertório das crianças para que tenham autonomia e possam identificar quando um beijo ou um carinho é incômodo”, complementou.

Para Samara da Rosa Costa, professora e contadora de histórias que participou do lançamento, a obra também é uma forma de suporte para que os educadores possam abordar essa temática. “Lidamos com uma diversidade enorme de pessoas, famílias e realidades, e já ajudamos muitas crianças a contar situações de violência sexual. Ao trabalharmos esse livro em sala de aula, além de exercitar a leitura, possibilitamos que a criança tenha acesso a um conteúdo de defesa”, ressaltou.

lançamento Campanha Pra Toda Vida
A banda Bananeira Brass contagiou os alunos do CEI Eva da Silva, pacientes, familiares e profissionais no Jardim dos Sonhos.

Campanha Pra Toda Vida

Desde 2006, o Pequeno Príncipe promove a Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, para dar visibilidade às ações de combate à violência promovidas na instituição. Por meio de manuais e palestras educativas voltados a profissionais de saúde e da educação, livros sobre autoproteção direcionados ao público infantojuvenil, e mobilização da comunidade por meio de vídeos, posts em redes sociais, divulgação na imprensa e apoio de influenciadores digitais desde 2019, a campanha busca dar destaque ao tema, seja ajudando os profissionais a identificar os sinais de violência, seja incentivando as pessoas a fazer denúncias. Nessa trajetória, o Hospital entendeu que é necessário também empoderar as crianças e fortalecê-las para que possam reconhecer abusos, consigam pedir ajuda e possam dizer NÃO.

lançamento Campanha Pra Toda Vida
O evento contou com a distribuição gratuita do livro e duas histórias: Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força.

Livros Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força

A campanha deste ano ganhou reforço por meio de um projeto viabilizado pela Lei Rouanet – Pronac 223456. A iniciativa traz ao Brasil, de forma gratuita, a tradução do livro alemão que contém duas histórias: Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força. Com sensibilidade e poesia, a escritora Marion Mebes e a ilustradora Lydia Sandrock falam sobre o quanto é bom receber um beijo e um carinho quando queremos. Mas, também, reforçam: é você quem decide se quer ou não.

Marion Mebes é empresária, assistente social e cofundadora do Wildwasser Berlin – um grupo de trabalho contra o abuso sexual de meninas. Além disso, também é cofundadora da Associação Federal para a Prevenção do Abuso Sexual de Meninas e Meninos. Como editora e livreira, a autora está comprometida em proteger meninos e meninas há mais de 30 anos.

Já a ilustradora, Lydia Sandrock, é uma psicóloga alemã que, por mais de três décadas, vem acolhendo vítimas de abuso sexual e estupro, abuso sexual infantil, violência doméstica e perseguição. Realiza o treinamento de profissionais múltiplos, criação de redes de contato e relações públicas, e organiza campanhas e conferências sobre o tema. Já atuou como coordenadora de abrigos de mulheres e é chamada constantemente como conselheira nos municípios, estados e até em nível nacional na Alemanha.

Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força
Com sensibilidade e poesia, a escritora Marion Mebes e a ilustradora Lydia Sandrock abordam o tema.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
FacebookInstagramTwitter, LinkedInYouTube e TikTok.

 

+ Notícias

23/12/2024

2024 no Pequeno Príncipe: conquistas e realizações marcaram o ano

A instituição celebrou marcos na assistência, no ensino e na pesquisa, e se fortaleceu para ampliar o impacto e perenizar a missão
19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
Ver mais