A Campanha
Campanha Pra Toda Vida
O Pequeno Príncipe trabalha diariamente para prevenir casos de agressão e abusos contra meninos e meninas. Desde a década de 1970, atende pacientes vítimas de violência. A mobilização da sociedade na luta contra a violência infantojuvenil começou em 2006, com a criação da Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças e Adolescentes. O Hospital também trabalha para capacitar e atualizar constantemente os profissionais que atendem as vítimas.
Em 2024, nossa instituição reforçou seu compromisso ao aderir ao Maio Laranja, uma campanha que destaca a importância de proteger nossas crianças e mobilizar a sociedade para essa causa. Cuidar e garantir o bem-estar de meninas e meninos é responsabilidade de todos nós. Cada criança tem o direito de crescer em um ambiente seguro, com proteção, amor e seus direitos garantidos.
Violência digital
Pela primeira vez, neste ano, também estamos chamando atenção para a violência praticada no ambiente digital, como o cyberbullying, o assédio on-line e a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos nocivos. No Pequeno Príncipe ainda não temos registrados atendimentos diretos decorrentes da violência gerada pela internet, mas estamos atentos e você também precisa estar e chamar atenção para esse grave problema que cresce a cada dia.
Ações desenvolvidas
O Pequeno Príncipe possui uma série de iniciativas para contribuir com o combate à violência contra crianças e adolescentes, entre elas destaque para:
- manuais e palestras educativas direcionados a profissionais de saúde e de educação;
- livros e animações sobre autoproteção voltados ao público infantojuvenil;
- mobilização da comunidade por meio de vídeos, posts em redes sociais, divulgação na imprensa e apoio de influenciadores digitais, desde 2019.
Livros para crianças
Neste ano, reforçaremos a Campanha Pra Toda Vida com os livros “Nenhum Beijinho à Força” e “Nenhum Carinho à Força”, da escritora alemã Marion Mebes e da ilustradora Lydia Sandrock. As obras promovem o empoderamento, ajudando as crianças a reconhecerem abusos e a pedirem ajuda quando necessário. Viabilizada pela Lei Rouanet, neste ano será lançada a segunda edição (via Pronac 242272), que conta também com uma versão em animação.
Aulas e Manual para profissionais
Clique e acesse o Projeto Pra Toda Vida – que disponibiliza, gratuitamente, desde 2023, videoaulas que contribuem com a formação e qualificação dos profissionais. No link você encontra também ao Manual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, com definições, legislação, informações clínicas, sinais de alerta, orientações sobre notificação e encaminhamento nos casos de confirmação ou suspeita dos diversos tipos de violência.
Lives
1 – Seu filho está seguro? Saiba mais sobre a violência digital
Com a doutora em Saúde Mental, Karen Scavancini; a doutora em Estudos da Criança, Bianca Orrico, a coordenadora do Serviço de Psiquiatria do Pequeno Príncipe, Luciana Gusmão; e a coordenadora do Serviço de Psicologia do Pequeno Príncipe, Angelita Wisnieski
Dia 15 de maio, às 18h
Clique aqui e inscreva-se gratuitamente
No YouTube do @hospitalpequenoprincipe e @multiplicahospitalpp
Convidados especiais: @SaferNet e @vitaalere
2 – Pra Toda Vida: construindo redes de proteção
Com o Vice-Diretor de Ensino e infectologista pediátrico do Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior, e a psicóloga Márcia Tosin, do perfil @criacao_neurocompativel
Dia 20 de maio, às 20h
No Instagram @hospitalpequenoprincipe e @criacao_neurocompativel