Campanha Pra Toda Vida

Como parte do cuidado com a saúde, o Pequeno Príncipe é comprometido com a garantia dos demais direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Desde 2006, promove a Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, para dar visibilidade às ações de combate à violência promovidas na instituição.

Por meio de diferentes iniciativas, a intenção é trazer o assunto à tona para ajudar os profissionais a identificar os sinais de violência, incentivar as pessoas a denunciar casos suspeitos, bem como somar esforços a outros movimentos de proteção existentes.

Entre as ações desenvolvidas, destaque para:

  • manuais e palestras educativas direcionados a profissionais de saúde e de educação;
  • livros e animações sobre autoproteção voltados ao público infantojuvenil;
  • mobilização da comunidade por meio de vídeos, posts em redes sociais, divulgação na imprensa e apoio de influenciadores digitais desde 2019.



Conheça a novidade em 2024

Livro e duas histórias buscam promover o protagonismo e a conscientização a respeito do próprio corpo


Ambulatório Proteger

O Hospital Pequeno Príncipe também oferece acompanhamento psicológico específico a crianças e adolescentes vítimas de violência atendidos na instituição, inclusive após a alta hospitalar. São priorizados casos de abuso sexual intrafamiliar e autoagressão devido ao alto grau de risco psíquico. Os profissionais do Serviço de Psicologia realizam consultas periódicas, a partir dos encaminhamentos das equipes clínicas. Em 2023, totalizaram 1.249 atendimentos a 225 crianças e adolescentes.

Por meio de assistências individuais com pacientes e familiares, o tratamento tem como objetivo possibilitar a elaboração de problemáticas, conflitos e sofrimentos sobre a situação de violência sofrida, contribuindo para a superação das vivências associadas às agressões e diminuição das sequelas na idade adulta.

A proposta de tratamento consiste no cuidado em saúde mental e repercute não apenas no âmbito individual – por parte dos pacientes e familiares –, mas também no âmbito social, na esfera intra e extrafamiliar, pois contribui para interromper o ciclo de violência, infelizmente retroalimentado na sociedade.

Respeito SIM! Violência NÃO!

Violência contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos humanos.

Denuncie!

Conheca o projeto