Quem somos
O Hospital Pequeno Príncipe atua há mais de 100 anos na proteção e na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Desde a década de 1970, mobiliza a sociedade na luta contra a violação dos direitos do público infantojuvenil. No Maio Laranja, dedicado ao enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, a instituição reforça a necessidade do cuidado e proteção diários, além de denúncia em casos suspeitos de maus-tratos. Um papel que é de responsabilidade de todos os cidadãos.
A preocupação em oferecer cuidado integral e humanizado sempre esteve presente na instituição e fez com que o Pequeno Príncipe desenvolvesse uma maneira única e especial de cuidar. Ao longo de sua história centenária, o Hospital se dedica a fortalecer emocionalmente meninos e meninas para o tratamento e recuperação. Além disso, desenvolve constantemente projetos que possibilitam a realização de atividades educativas e culturais durante o período de internamento dos pacientes.
Referência em procedimentos de alta e média complexidade, o Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do país. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de um século para crianças e adolescentes de todo o Brasil. É referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea.
Com 369 leitos, incluídas as 76 UTIs, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. E, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição figura como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, de acordo com um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.
O Complexo
O Hospital integra o Complexo Pequeno Príncipe, que também é formado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e pela Faculdades Pequeno Príncipe. Suas unidades trabalham de forma integrada e complementar para promover saúde, educação, pesquisa, arte, cultura e mobilização social.
A instituição atua incansavelmente para a sinergia da tríade da assistência, do ensino e da pesquisa, para oferecer métodos de diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos, aumentando, assim, as chances de cura. Além disso, proporciona mais qualidade de vida a crianças e adolescentes de todo o Brasil e contribui para a diminuição da mortalidade infantojuvenil.
Respeito SIM! Violência NÃO!
Violência contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos humanos.
Denuncie!