Pra Toda Vida – Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente

O Hospital Pequeno Príncipe, reconhecido nacionalmente pela excelência em pediatria, está comprometido em proteger os direitos das crianças e garantir um ambiente seguro e acolhedor para elas. Ao investir na prevenção e no enfrentamento dessa problemática, estamos contribuindo para uma sociedade mais consciente, solidária e comprometida com o respeito às crianças e aos adolescentes. É dever de todos nós agirmos ativamente na proteção das crianças, identificando e denunciando situações de violência para que os mecanismos públicos atuem criando um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças e adolescentes.

O projeto Pra Toda a Vida, viabilizado com recursos do FIA/PR – Fundo da Infância e da Adolescência e do CEDCA – Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, por meio do Termo de Fomento 041/2021 –, tem como objetivo: “Contribuir com a redução da violência e com a melhoria da qualidade do atendimento prestado às crianças e adolescentes submetidos à violência, atuando nas dimensões da prevenção, do atendimento e do acompanhamento.”

Prevenção
Na dimensão da prevenção, o objetivo é ampliar a percepção, o nível de informação e a consciência da população sobre o fenômeno da violência contra crianças e adolescentes. O projeto prevê: 

a. produção e disponibilização de manual de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em formato digital para profissionais que atuam com esse público; 

b. disponibilização em formato de animação dos livros de poesias que abordam situações cotidianas vivenciadas pelas crianças e estimulam o encorajamento para que aprendam a defender-se. 

Tanto o manual como os livros de poesias animados serão disponibilizados para acesso gratuito via internet.

Atendimento
Na dimensão do atendimento, o objetivo é reforçar a qualidade de atuação dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes vítimas de violência. O projeto prevê a realização de cursos presenciais para profissionais do Hospital Pequeno Príncipe e de vídeoaulas disponibilizadas gratuitamente para profissionais da Rede de Atendimento.

Acompanhamento
Na dimensão do acompanhamento, o projeto vai implantar um ambulatório multidisciplinar em formato híbrido (presencial e teleatendimento) para acompanhar casos priorizados de crianças e adolescentes vítimas de violência após o internamento no Hospital Pequeno Príncipe.