Jornada Internacional de Psiquiatria Infantil traz importantes desafios - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Jornada Internacional de Psiquiatria Infantil traz importantes desafios

Discussões emergenciais sobre a saúde mental fizeram parte do evento, que também celebrou a parceria entre o Hospital Pequeno Príncipe e a Universidade Columbia
07/09/2014
O médico Matco Bessa levou a experiência do HPP para a Jornada.
O médico Marco Bessa levou a experiência do HPP para a Jornada.

Um novo olhar sobre a saúde mental, no que diz respeito à infância e adolescência, foi o tema central da Jornada Internacional de Psiquiatria Infantil. O evento, realizado no dia 6 de setembro, sábado, reuniu profissionais das mais diversas áreas no Hotel Radisson, em Curitiba.

O encontro, uma realização da Associação Paranaense de Psiquiatria com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, contou com a participação de nomes relevantes na área. O médico Marco Antonio Bessa, chefe do Setor de Psiquiatria do Pequeno Príncipe, abriu os trabalhos com a palestra “Emergências Psiquiátricas em Pediatria”.  “Os transtornos psiquiátricos afetam em torno de 20% das crianças e provocam repercussões em todas as áreas de desenvolvimento, como estudos, vida social e familiar, além da vida profissional no futuro, muitas vezes incapacitando o jovem para o resto da vida”, fala o especialista, que salientou a desassistência verificada hoje na área como um fator preocupante.

Além de Bessa, três convidados especiais da Universidade Columbia, dos EUA, marcaram presença na Jornada. O médico e vice-diretor de Serviços Clínicos do Departamento de Psiquiatria da Universidade Columbia, Lourival Baptista Neto, trouxe para discussão o tema “Pediatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência”. “É cada vez mais necessária e fundamental a integração do pediatra no trabalho de saúde mental”, comentou. O especialista lembrou ainda a importância da inclusão da saúde mental com maior destaque nas mudanças promovidas recentemente na área nos Estados Unidos.

Também da Universidade Columbia, Moira Rynn proferiu a palestra “Transtornos do Humor e Transtornos da Ansiedade”. Diretora da Unidade de Pesquisa em Psiquiatria Infantil e Adolescência da instituição norte-americana, a profissional descobriu ainda na adolescência o interesse pelos cuidados com crianças e adolescentes. “Ajudando-as desde cedo, seremos capazes de lhes garantir uma trajetória futura completamente diferente”, apontou.

A última apresentação do encontro ficou sob responsabilidade do psiquiatra Yiu Kee Warren Ng, também professor da Universidade Columbia. Coube a ele o painel intitulado “Jovens de Minorias Sexuais, a questão LGBT”. “É necessário reconhecer as importantes conquistas que o Brasil já alcançou no que diz respeito à causa LGBT”, elogiou.

A Jornada Internacional de Psiquiatria Infantil também celebrou a importante parceria firmada pela instituição com o HPP. O acordo assinado prevê, por exemplo, a promoção de estudos e treinamentos na área de psiquiatria infantil e da adolescência, o que inclui a possibilidade de intercâmbio de profissionais e a realização de pesquisas e seminários. “Nossa parceria não é apenas para a área da Psiquiatria, mas para todas as áreas que envolvam a saúde mental”, salientou Lourival Neto. Clique aqui e confira a reportagem completa sobre o assunto.

+ Notícias

05/06/2026

Saúde Única: por que saúde humana, animal e ambiental estão conectadas?

No Complexo Pequeno Príncipe, essa visão orienta iniciativas que buscam promover saúde com compromisso com as futuras gerações
02/06/2026

18.ª Noite dos Chefs celebra solidariedade em prol da saúde infantojuvenil

O evento se consolidou como uma das mais tradicionais iniciativas beneficentes da instituição
01/06/2026

Cor da secreção nasal: o que pode indicar em crianças e adolescentes

Mudanças no aspecto do muco podem sinalizar desde irritações simples até infecções respiratórias
25/05/2026

Misoginia na adolescência: o papel da família e da educação na prevenção

O diálogo aberto e a educação emocional desde a infância promovem a construção de relações mais saudáveis, baseadas no respeito, na empatia e na igualdade de gênero
18/05/2026

Violência atinge principalmente a primeira infância 

Levantamento do Hospital Pequeno Príncipe aponta que maioria das crianças atendidas tem até 6 anos; saiba como agir e proteger
07/05/2026

Quando é indicada medicação para TDAH em crianças e adolescentes?

Principais opções, funcionamento e efeitos do medicamento
Ver mais