Pequeno Príncipe recebe novos reconhecimentos pela atuação ambiental - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe recebe novos reconhecimentos pela atuação ambiental

Desta vez, a instituição foi certificada pela participação nos desafios Resíduos de Serviços de Saúde e Saúde pelo Clima
15/12/2021
A sustentabilidade e a saúde da biosfera é um compromisso do Hospital Pequeno Príncipe.

O Hospital Pequeno Príncipe recebeu duas certificações por sua atuação ambiental nos anos de 2020 e 2021. Uma pela participação no Ciclo do Desafio Resíduos de Serviços de Saúde e outra no Ciclo do Desafio a Saúde pelo Clima que resultaram nos reconhecimentos. A instituição realiza diversas ações e participa de iniciativas que visam conservar a natureza.

O Desafio Resíduos de Serviços de Saúde é uma mobilização no setor de saúde para que as instituições melhorem cada vez mais as práticas de gestão de resíduos. O principal intuito é a ampliação da reciclagem e a diminuição de resíduos perigosos. Essa iniciativa fortalece ações contra mudanças climáticas.

Já o Desafio a Saúde pelo Clima é um programa internacional que faz parte da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, que mobiliza instituições em todo o mundo para reduzirem suas emissões e gerenciarem seu impacto climático baseado em liderança, resiliência e mitigação.

Em junho de 2021, o Pequeno Príncipe firmou parceria para neutralizar as emissões de carbono.

“É com muito orgulho que recebemos essas certificações. Nós nos preocupamos com a sustentabilidade e a saúde da biosfera e esse é um compromisso de toda a instituição. Como cuidamos de crianças, temos que refletir que tipo de meio ambiente queremos deixar para as gerações futuras”, destaca o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

O Pequeno Príncipe é a segunda instituição de saúde do Brasil e o primeiro hospital pediátrico a neutralizar as emissões de gases do efeito estufa (GEE). Essa compensação acontece por meio da proteção e manejo de dez hectares (100 mil metros quadrados) de florestas nativas presentes na Reserva Natural das Águas, mantida pela SPVS no município de Antonina, litoral do Paraná.

Destaques da instituição nestes reconhecimentos em anos anteriores
Desafio Resíduos de Serviços de Saúde: o Pequeno Príncipe também foi certificado nesta iniciativa nos anos 2018, 2019 e 2020.
Desafio a Saúde pelo Clima: neste programa, o Pequeno Príncipe também recebeu a certificação em 2020.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais