Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe é Vulto Emérito de Curitiba - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe é Vulto Emérito de Curitiba

O título entregue ao médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, um dos mais importantes concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba, é uma iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos)
18/06/2021
O ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos) veio até o Hospital Pequeno Príncipe para fazer a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba ao médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor técnico da instituição.

O diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, recebeu o título de Vulto Emérito de Curitiba. O reconhecimento, concedido pela Câmara Municipal da capital paranaense, destaca a trajetória de dedicação do médico à saúde infantojuvenil.

Com quase cinco décadas de atividades no Pequeno Príncipe, o profissional diz que essa honraria pertence mais às meninas e meninos atendidos diariamente na instituição. “Eles são a razão desse título. Entendo que recebo em decorrência de um trabalho que foi construído por muitas pessoas que fazem parte da história do Hospital Pequeno Príncipe. É um privilégio exercer uma profissão na qual cuido de pessoas, particularmente, de crianças. Aprendemos muito com a sabedoria das famílias”, diz.

Devido à pandemia, a sessão solene, que deveria ter sido realizada em março de 2020 no plenário do Palácio Rio Branco na CMC, foi cancelada. O título, um dos mais importantes concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba, é uma iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), que veio até a instituição para fazer a entrega. “A Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito ao doutor Donizetti, por minha proposição, como reconhecimento pelo seu trabalho e relevantes serviços em favor das políticas públicas da saúde humana. Como diretor do Pequeno Príncipe, contribuiu para que a instituição se tornasse um dos maiores e mais referenciados centros pediátricos do país. Além de contribuir com a implantação de políticas do SUS, passando por sua atuação como pediatra e nefrologista, até a preocupação com a saúde dos médicos. Sempre combativo e envolvido com as causas sociais, em sua trajetória profissional alcançou os mais altos patamares da entidade de classe e hoje exercendo a vice-presidência do CFM. O doutor Donizetti é motivo de orgulho para Curitiba!”, completa Aguiar.

Trajetória
Descendente de imigrantes italianos, Donizetti Dimer Giamberardino Filho é diretor técnico do Pequeno Príncipe desde 1995. Durante a faculdade, em 1974, começou a trabalhar no Hospital e acompanhou o desenvolvimento da instituição, que inicialmente era separada do Hospital César Pernetta, sendo unificada na década de 1990. Formou-se em 1977 e fez residência médica em Pediatria e Nefrologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Giamberardino já foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Atualmente, é membro do Departamento de Defesa do Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Paranaense de Pediatria. Atua como professor do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe e é vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais