Faculdades Pequeno Príncipe repassará orientações à população sobre hipertensão no Dia Mundial da Saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Faculdades Pequeno Príncipe repassará orientações à população sobre hipertensão no Dia Mundial da Saúde

    A pressão alta atinge cerca de 25% da população adulta. Sua prevenção deve iniciar na infância evitando-se o sedentarismo e a má alimentação
    01/04/2013

    Este ano, o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) terá como tema a hipertensão. Para lembrar a data, celebrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1948, a Faculdades Pequeno Príncipe realizará exames e repassará orientações à população sobre a doença.

    A atividade será desenvolvida na Praça Oswaldo Cruz, no próximo sábado, dia 6, das 9h às 13 horas, incluindo exames de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações medicamentosas, informações sobre qualidade de vida e alimentação saudável, além da prática de auriculopuntura (acupuntura usando os pontos da orelha).

    A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude, faz parte da política de responsabilidade social do Complexo Pequeno Príncipe, que compreende a realização anual do Projeto Saúde Solidária, da Semana do Uso Racional de Medicamentos, e de atividades no Dia Mundial da Saúde.

    Hipertensão
    A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, atinge cerca de 25% da população brasileira adulta, chegando a 50% em pessoas com mais de 60 anos de idade. Nas crianças e adolescentes, o índice é de 5%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

    A doença ataca os vasos sanguíneos, os rins, o coração e o cérebro, podendo ocasionar infarto, AVC e paralisia renal. Entre os fatores de risco estão o fumo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de sal, a obesidade, o estresse, nível alto de colesterol e a falta de atividades físicas.

    “ A hipertensão está muito ligada ao estilo de vida das pessoas. O ideal é cuidar da alimentação e praticar atividade física”, ressalta o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel Filho.

    Segundo ele, a prática de verificar a pressão arterial deve ter início já na infância, nas consultas médicas. O médico também recomenda que os pais diminuam o sedentarismo das crianças, evitando que permaneçam por muito tempo em frente à tevê, ao computador ou videogame.

    Serviço:
    Data: 6 de abril, sábado
    Horário: das 9h às 13 horas
    Local: Praça Oswaldo Cruz – End: Rua Brigadeiro Franco, s/nº
    Realização: Faculdades Pequeno Príncipe
    Parceria: Prefeitura de Curitiba e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude

    + Notícias

    03/05/2024

    Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

    O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
    02/05/2024

    Livro infantil auxilia na prevenção da violência contra crianças

    O lançamento da obra marcou o início da Campanha Pra Toda Vida, promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006
    30/04/2024

    Pequeno Príncipe reúne investidores para prestar contas

    O apoio da sociedade tem sido fundamental na história do Hospital para viabilizar atendimentos de qualidade a crianças e adolescentes que dependem do SUS  
    26/04/2024

    18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

    Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
    22/04/2024

    Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

    Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    Ver mais