IV Simpósio de Neurociência marca o encerramento do projeto “Brincar para Aprender” - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

IV Simpósio de Neurociência marca o encerramento do projeto “Brincar para Aprender”

Livro com análise de renomados especialistas sobre o brincar como um estímulo à aprendizagem também será lançado nesta sexta, dia 20, durante o evento
20/03/2015

A ludicidade melhora o rendimento escolar, abre espaço para trabalhar com a frustração, incentiva a atuação em equipe e a comunicação, desperta o interesse e oferece segurança e motivação diante de novos estímulos. Essa é uma das constatações comprovadas por meio do projeto “Brincar para Aprender”, desenvolvido por estudiosos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade.

O resultado dos estudos conduzidos entre 2010 e 2014 com alunos e educadores do DSC_0218ensino fundamental de escolas públicas de Curitiba é um dos destaques do IV Simpósio de Neurociência Aplicada à Saúde Mental e Educação. O evento reúne aproximadamente 250 profissionais das áreas da saúde e educação nesta sexta-feira, dia 20, em Curitiba.

Durante a abertura do Simpósio, a secretária municipal de Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, destacou que a parceria com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe traz um olhar mais refinado sobre como o brincar pode ser utilizado para o desenvolvimento das competências do ser humano como um todo. “Esse projeto traz qualidade para o que acreditamos ser fundamental para a educação: o lúdico como DSC_0159suporte para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, afirmou.

Já a superintendente-executiva de Sustentabilidade e diretora do Instituto HSBC Solidariedade, Linko Ishibashi, que também marcou presença no Simpósio, destacou a importância de investimentos em pesquisa. “Por meio dessa parceria, mostramos que é possível trabalhar para a comunidade, investindo nela. Esse projeto está alinhado com os valores do HSBC, estar conectado com a comunidade. Acreditamos que por meio do investimento na educação, podemos contribuir de maneira significativa para o futuro das crianças”, explicou.

Sobre o Simpósio
Nesta 4ª edição do evento, 14 especialistas renomados de áreas ligadas à saúde e à educação apresentam os últimos estudos sobre transtornos comportamentais, de aprendizagem e emocionais de crianças e adolescentes. O Simpósio também promove o debate para a troca de ideias com profissionais da educação e da saúde sobre possibilidades de novas pesquisas relacionadas ao sistema nervoso e aos transtornos mentais de crianças e adolescentes.

+ Notícias

26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
25/04/2025

Pequeno Príncipe inicia compensação de CO₂ de jogo solidário

Ação neutraliza as emissões do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, uma das primeiras partidas carbono zero do país
17/04/2025

Fundo patrimonial do Pequeno Príncipe é formalizado com governança de excelência

Liderança do Futurin é formada por profissionais de referência nos campos da filantropia, do investimento e da gestão
15/04/2025

Vai viajar com as crianças? Veja dicas para um transporte seguro

De carro ou de avião, a escolha do destino e cuidados básicos são essenciais para um trajeto tranquilo
09/04/2025

Competição Desafio do Canivete deu a largada para o projeto Re-Conhecer e Reviver o Rio Iguaçu

O Pequeno Príncipe busca ampliar o debate sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde integral e global, ao chamar atenção para a preservação do manancial, maior rio do Paraná
07/04/2025

Como ter um início saudável com seu filho?

Neste Dia Mundial da Saúde, o Hospital Pequeno Príncipe compartilha cuidados essenciais na gestação e primeiros dias de vida
Ver mais