Oncologia e Hematologia - Hospital Pequeno Príncipe

Oncologia e Hematologia

A Oncologia é uma especialidade médica que estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e conduz o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia. No Hospital Pequeno Príncipe são tratados casos de câncer infantojuvenil. Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que surgem devido ao crescimento anormal e fora de controle das células.

Câncer infantojuvenil

O tratamento oncológico é conduzido de acordo com as especificidades de cada caso e pode ter as abordagens curativa e paliativa, sendo que esta é voltada ao alívio dos sintomas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Entre os vários tratamentos existentes para o combate de tumores, os mais utilizados pelos oncologistas são a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia.

Já a Hematologia é uma área da medicina que visa a conhecer as alterações e doenças que acometem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, bem como a medula óssea e o baço, entre outros. Os hematologistas são os médicos que orientam as coletas de sangue e realizam os exames necessários para identificar doenças como anemia falciforme, leucemia e hemofilia.

O Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe é o maior do Paraná – de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – e um dos mais importantes do Brasil na área de pediatria. É referência no tratamento de câncer infantojuvenil, como tumores sólidos, e doenças hematológicas malignas e não malignas, e recebe pacientes de todo o Brasil. Também é referência para internamento de pacientes com hemofilia e anemia falciforme. Oferece consultas, suporte laboratorial, exames de imagem e tratamentos cirúrgico e quimioterápico.

O diagnóstico rápido e o atendimento multiprofissional são determinantes para a eficácia do tratamento dos pacientes da Oncologia e da Hematologia, pois dão suporte ao trabalho realizado pela equipe do serviço.

Cãncer infantojuvenil

Você sabia?

O câncer infantil é a doença que mais mata crianças no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocorrerão 12.500 casos novos de câncer no país em crianças e adolescentes (até os 19 anos) no biênio 2018-2019.

Histórico

  • Desde 1962, o Hospital Pequeno Príncipe já realizava atendimentos hematológicos. Mas foi em 1968 que o Serviço de Oncologia e Hematologia foi criado. Aos poucos, foi se firmando como uma especialidade com os médicos Eurípides Ferreira, Raul Ribeiro e Flora Mitie Watanabe.
  • Entre 1999 e 2009, o volume de atendimentos ambulatoriais aumentou quase 250%, passando de 1.954, em 1999, para 6.729, em 2009. É o Serviço de Oncologia que atende o maior número de crianças e adolescentes com câncer infantojuvenil no estado do Paraná.
  • Em maio de 2011, a instituição ganhou uma Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) e uma nova ala para o Serviço de Oncologia e Hematologia, que foi totalmente reformada e readequada.
  • Em 2016, o Pequeno Príncipe ampliou de 3 para 10 o número de leitos para transplante de medula óssea e se tornou o principal centro do país para a realização do procedimento pediátrico via Sistema Único de Saúde.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde de sua cidade de origem, por meio da Central de Agendamento de Consultas.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h
Endereço: Av. Silva Jardim, 1.677 (térreo)

 

Equipe

  • Dra. Flora Mitie Watanabe

    Médica Responsável

    Dra. Flora Mitie Watanabe

    CRM-PR 4152

  • Dra. Alejandra Adriana Cardoso de Castro

    Dra. Alejandra Adriana Cardoso de Castro

    CRM-PR 31797

  • Dra. Ana Paula Kuczynski Pedro Bom

    Dra. Ana Paula Kuczynski Pedro Bom

    CRM-PR 9953

  • Dra. Camile Cripa Vicentini

    CRM-PR 23559

  • Dra. Edna Kakitani Carboni

    Dra. Edna Kakitani Carboni

    CRM-PR 7315

  • Dra. Gabriela Caus Fernandes Luiz Canali

    Dra. Gabriela Caus Fernandes Luiz Canali

    CRM-PR 24797

  • Dra. Hadelle Habitzreuter Hassmann

    Dra. Hadelle Habitzreuter Hassmann

    CRM-PR 37576

A especialidade em números (em 2022)

  • 5.352

    consultas

    3.820 na Oncologia
    1.532 na Hematologia

  • 757

    internamentos

    495 na Oncologia
    262 na Hematologia

  • 2.430

    sessões de quimioterapia

  • 52%

    dos pacientes, aproximadamente, são atendidos via SUS

  • 100

    novos pacientes, aproximadamente, são recebidos pelo serviço por ano