Cirurgia Vascular - Hospital Pequeno Príncipe

Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular é a especialidade responsável por tratar doenças ou malformações que acometem os vasos sanguíneos – vasos linfáticos (que drenam a linfa dos tecidos e devolvem o líquido para o sistema venoso), artérias (que transportam o sangue) e veias (que levam o sangue de volta ao coração) –, ou seja, cuida do sistema circulatório do organismo. Enfermidades vasculares em crianças e adolescentes se tornam complexas por envolver, muitas vezes, uma estrutura física que ainda está em formação e crescimento. O Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Pequeno Príncipe disponibiliza atendimento para esses casos.

O Pequeno Príncipe é o único hospital exclusivamente pediátrico do Brasil que realiza cirurgia vascular em crianças. O Serviço de Cirurgia Vascular da instituição trabalha em conjunto com outras áreas do Hospital, como Cirurgia Pediátrica, Ortopedia, Nefrologia, Oncologia e Hematologia, Transplante Renal e Pediatria. A equipe é formada por três médicos cirurgiões vasculares, que têm ampla experiência no tratamento do público infantojuvenil.

No Pequeno Príncipe, a disponibilidade de um profissional para atender crianças e adolescentes, em colaboração com as outras 34 especialidades pediátricas disponibilizadas no Hospital, é fundamental para encontrar o melhor tratamento.

A seguir, confira as doenças vasculares atendidas regularmente pelo Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Pequeno Príncipe.

Malformações vasculares

As malformações vasculares (vasos, artérias ou veias responsáveis pelo transporte do sangue e seus componentes) são doenças congênitas, e o problema pode agravar-se conforme o paciente cresce. Mesmo presente desde o nascimento, em alguns casos é possível identificar a malformação somente com o crescimento da criança. Esse tratamento requer o atendimento de um especialista e é fundamental para a correção de deformidades ou do comprometimento funcional que pode ocasionar na criança e no adolescente.

Trombose

A trombose (formação de coágulos sanguíneos) não é uma doença comum na infância, mas algumas crianças podem apresentar coágulos em razão de outras doenças preexistentes ou de condição familiar (genética). A criança ou o adolescente pode apresentar o quadro de trombose venosa (formação de coágulos sanguíneos em veias profundas) ou trombose arterial (formação de um coágulo sanguíneo em uma artéria). O tratamento exige rapidez e precisão para evitar complicações.

Tumores

Os tumores nos vasos sanguíneos, como o hemangioma infantil, são comuns na infância. Eles são causados pelo crescimento anormal de um conjunto de pequenos vasos, resultando na formação de uma massa. Em muitos casos, os tumores desaparecem sozinhos, porém em outros é necessário tratamento para evitar que afetem funções importantes, como a visão, a audição ou até mesmo a respiração.

Casos de tumores hepáticos, de pâncreas, renais ou ósseos também são avaliados pela equipe de cirurgia vascular, já que eles podem invadir vasos que são essenciais para o funcionamento do órgão ou do tecido.

Procedimentos complexos

O Pequeno Príncipe é referência em cirurgias complexas – e, em muitas delas, a presença de um cirurgião vascular é fundamental para garantir que o procedimento ocorra sem complicações. Em casos de transplante renal, por exemplo, a equipe de cirurgia vascular trabalha em conjunto com a do Serviço de Transplante Renal.

No Serviço de Ortopedia, casos graves normalmente exigem a presença desse especialista, pois alguns traumas e tumores podem causar comprometimento dos vasos. O cuidado multidisciplinar garante o melhor atendimento.

Para saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Pequeno Príncipe, clique aqui.

Histórico

  • O Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Pequeno Príncipe iniciou as suas atividades em 1997.
Ver menos

Atendimento

Para informações sobre atendimentos, é preciso entrar em contato com a Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe, pelo número abaixo.

Telefone: (41) 3514-4141

Equipe

  • Dra. Ziliane Caetano Lopes Martins

    Médica Responsável

    Dra. Ziliane Caetano Lopes Martins

    CRM-PR 13066

  • Dra. Barbara D’Agnoluzzo Moreira

    CRM-PR 21049

  • Dr. Pedro Henrique Batista Santini

    Dr. Pedro Henrique Batista Santini

    CRM-PR 30678

A especialidade em números (2022)

  • 119

    consultas

  • 26

    internamentos

  • 40

    cirurgias