Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe auxilia outros serviços

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Cirurgia Vascular atua em procedimentos complexos

O Hospital Pequeno Príncipe tem equipe especializada no tratamento de doenças do sistema circulatório em crianças e adolescentes
06/02/2023
Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe conta com o Serviço de Cirurgia Vascular, responsável por tratar doenças ou malformações no sistema circulatório.

Doenças vasculares em crianças e adolescentes são raras, mas se tornam complexas por envolverem uma estrutura física que ainda está em formação e crescimento. O Hospital Pequeno Príncipe conta com o Serviço de Cirurgia Vascular, responsável por tratar doenças ou malformações no sistema circulatório. A equipe é composta por três médicos cirurgiões vasculares, que possuem ampla experiência no tratamento do público infantojuvenil.

Esses profissionais trabalham em conjunto com outras áreas do Hospital, como cirurgia pediátrica, ortopedia, nefrologia, oncologia e hematologia, transplante renal e pediatria. Esse atendimento multiprofissional, cuidando da saúde da criança como um todo, é um dos diferenciais do Pequeno Príncipe, segundo a chefe do serviço, Ziliane Caetano Lopes Martins.

“Em hospitais que oferecem várias especialidades e que atendem pacientes adultos, você encontra cirurgiões vasculares que tratam eventualidades em crianças. Isso ocorre porque não há formação específica em cirurgia vascular pediátrica. É raro um hospital exclusivamente pediátrico com um profissional da especialidade à disposição para atender pacientes com essas alterações”, destaca a médica.

Em 2021, o Serviço de Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe realizou 963 procedimentos cirúrgicos, inclusive em pacientes com casos complexos.

Principais doenças vasculares

Entre as doenças atendidas no Pequeno Príncipe estão as malformações vasculares – vasos, artérias ou veias responsáveis pelo transporte do sangue e seus componentes. São doenças congênitas, e o problema pode agravar-se conforme o paciente cresce. Mesmo presente desde o nascimento, em alguns casos só é possível identificar com o crescimento da criança. Esse tratamento requer o atendimento do especialista.

A trombose (formação de coágulos sanguíneos) não é uma doença comum na infância, mas algumas crianças podem apresentar coágulos em razão de outras doenças preexistentes ou condição familiar (genética). O tratamento exige rapidez e precisão para evitar complicações.

Há ainda os casos de tumores nos vasos sanguíneos, como o hemangioma infantil, bastante comum na infância. Eles são causados pelo crescimento anormal de um conjunto de pequenos vasos, resultando na formação de uma massa. Em muitos casos desaparecem sozinhos, porém em outros é necessário tratamento para evitar que afetem funções importantes, como a visão, audição ou até mesmo a respiração.

Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe tem equipe especializada no tratamento de doenças do sistema circulatório em crianças e adolescentes.

Especialista vascular auxilia em procedimentos complexos

O Pequeno Príncipe é referência em cirurgias complexas – e, em muitas delas, a presença de um cirurgião vascular é fundamental para garantir que o procedimento ocorra sem complicações. Em casos de transplante renal, por exemplo, a equipe de cirurgia vascular trabalha em conjunto com a do Serviço de Transplante Renal.

No Serviço de Ortopedia, casos graves normalmente exigem a presença desse especialista, pois alguns traumas e alguns tumores podem causar comprometimento dos vasos. O cuidado multidisciplinar garante o melhor atendimento.

Outros tratamentos do Serviço de Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe

Não são só as emergências e traumas que têm a presença dos médicos angiologistas. No Pequeno Príncipe, um dos diferenciais é a oferta da escleroterapia ecoguiada com espuma, uma técnica usada para corrigir anomalias no sistema circulatório que é menos agressiva que uma cirurgia tradicional e tem rápida recuperação. A espuma, feita a partir de substâncias químicas, é injetada no local da lesão com auxílio de um aparelho de imagem.

Outro tratamento oferecido é a injeção ecoguiada de bleomicina, um medicamento quimioterápico usado na reabilitação de pacientes com doenças vasculares. Ainda, o Hospital dispõe de estrutura para realização de embolização de malformações vasculares complexas. O atendimento é humanizado, preocupado com o bem-estar e a rápida recuperação dos pacientes, com o DNA do Pequeno Príncipe.

Equipe de Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe.
Equipe de Cirurgia Vascular do Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
07/05/2024

Hospital se destaca em encontro internacional por ações ambientais

Instituição é a única entre as organizações de 12 países a ter um indicador em saúde ambiental 
03/05/2024

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
Ver mais