Vanessa Melo de Oliveira: a analista de manutenção que atua nos bastidores

Sua história, nossa história

Vanessa Melo de Oliveira: a analista de manutenção que atua nos bastidores

“Tudo vale a pena quando percebemos que os ambientes são muito bem utilizados para cuidar da saúde e o pouco se torna grande para quem precisa.”
25/09/2020
Vanessa Melo de Oliveira começou como estagiária na instituição e há 25 anos atua no setor que cuida da estrutura física do Pequeno Príncipe.

No Pequeno Príncipe, há profissionais dedicados ao atendimento direto aos pacientes e seus acompanhantes e há aqueles que estão nos bastidores, para que a assistência seja a melhor possível, como é o caso da analista de manutenção, Vanessa Melo de Oliveira. Em 1993, ela começou como estagiária na instituição e há 25 anos atua no setor que cuida da estrutura física do Pequeno Príncipe. Nessa trajetória, participou de inúmeros projetos de revitalização de ambientes, reformas e melhorias. Tudo para deixar o Hospital bem preparado para receber crianças e adolescentes de todo o Brasil.

De estagiária à analista

“As pessoas brincam comigo ‘você veio fazer consulta e já ficou trabalhando’ (risos). São 27 anos dentro do Pequeno Príncipe, a maior parte da minha vida. Cheguei no Hospital em agosto de 1993. Eu tinha uma colega que trabalhava aqui e na época estavam contratando bastante estagiários. Vim fazer a entrevista e o setor de Recursos Humanos funcionava no primeiro andar do Hospital ainda. Fui contratada como secretária na escola de Enfermagem e lembro que eu datilografava as provas, pois era a época de máquina de escrever. Depois passei por outros setores, como Psicologia e Ambulatório de Ortopedia, onde fiquei um tempo maior, até surgir a vaga na Manutenção. Fui convidada a fazer o teste, comecei a trabalhar com a arquiteta, gostei da área e estou até hoje.”

Vivência em quase 1/3 da história Pequeno Príncipe

“Quando eu entrei, eles estavam fazendo a reforma do prédio histórico César Pernetta. Depois a primeira grande obra que tive a oportunidade de participar foi de uma reforma do Centro de Imagem. Uma das melhorias que me marcou bastante foi no terceiro, quarto e quinto andares, incluindo as UTIs, que são obras recentes, mas um trabalho bem desafiador. Essa revitalização foi toda feita com o Hospital em funcionamento, então foi bem interessante e gratificante em ver o método construtivo, do planejamento à realidade.”

“Tudo vale a pena quando percebemos que os ambientes são muito bem utilizados para cuidar da saúde e o pouco se torna grande para quem precisa.”

Trabalho de bastidor que faz os olhos brilharem

“Meu sonho sempre foi fazer Psicologia e não tem nada a ver com área que eu trabalho hoje. Mas quando comecei o contato com a arquiteta, na Manutenção, fui me identificando, foi algo bem suave e estou até hoje. Gosto muito do que faço. Por mais que ficamos nos bastidores, em todo o cantinho tem a sua mão, tem uma opinião, uma ajuda. É um sentimento muito gostoso. A gente tenta sempre fazer o melhor para sempre ser lembrada de uma forma boa. Às vezes, as pessoas não sabem o quanto foi complicada a realização daquele trabalho, mas tudo vale a pena quando percebemos que os ambientes são muito bem utilizados para cuidar da saúde e o pouco se torna grande para quem precisa.”

A Vanessa da Manutenção

“Eu sempre falo que tenho o meu sobrenome Oliveira, mas o ‘Vanessa da Manutenção’ é outro nome que adquiri depois que vim para o Pequeno Príncipe. Aqui foi meu primeiro emprego, entrei muito nova e não penso em sair. Tudo é muito bom, o convívio entre as pessoas, o  ambiente é agradável de se trabalhar. É tudo muito gratificante quando você vê tudo novinho e as pessoas aproveitando do ambiente que você ajudou a melhorar. Então, o Pequeno Príncipe é parte da minha família.”

Ensinamentos do Pequeno Príncipe

“A vida é um ciclo e a gente tem que aproveitar o máximo possível. Todo o momento é grandioso, apesar de altos e baixos. A gente sabe que aqui não fazemos o trabalho para nós mesmos, mas para muitas pessoas. Isso é gratificante, pois se está ajudando do pequenininho ao grande. Por isso, sempre tem que procurar fazer bem feito.”

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Sua história, nossa história

Ver mais