Uma voluntária de coração - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Uma voluntária de coração

Conheça a história de Ety Gonçalves Forte, presidente voluntária há 49 anos da mantenedora do Pequeno Príncipe
21/09/2015

Visita_Ety_Goncalves_Forte_15_09_2015 (68)Conhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização. À frente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, é presidente voluntária há 49 anos.

Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Ety transformou o então Hospital de Crianças Cesar Pernetta. Com amor e dedicação tornou possível e digno o atendimento hospitalar a milhares de crianças e adolescentes, influenciando a trajetória de gerações e gerações de paranaenses e brasileiros.

Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe, hoje o maior hospital pediátrico do Brasil. Também DNA do ensino e pesquisa está presente desde o princípio das atividades e, em 2003, nasceu a Faculdades Pequeno Príncipe e, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Uma verdadeira “guerreira”, sempre buscou na articulação o envolvimento de políticos, empresários e cidadãos em prol da saúde infantojuvenil. Artista plástica, Ety coloca na vida suas inquietações, comoções, alegrias. Assim, transforma profundamente e torna o mundo melhor.

Ety é uma voluntária de coração e simboliza todo o trabalho desenvolvido anonimamente por centenas de voluntários todos os anos. Para homenageá-los, pelo Dia do Voluntário Paranaense, celebrado dia 27 de setembro, o Pequeno Príncipe preparou um vídeo especial.

+ Notícias

03/02/2023

Gravidez na adolescência: quais são os riscos?

A gestação nessa fase, que compreende dos 10 aos 19 anos, gera uma série de consequências para a vida da mãe e do bebê
01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
Ver mais