Um convite à reflexão no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Um convite à reflexão no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

O número efetivo de doadores no Brasil aumentou em 2016, mas ainda é preciso sensibilizar os cidadãos sobre a importância desse gesto para salvar vidas
27/09/2017


Dados do Ministério da Saúde, divulgados em março, apontam um crescimento de 5% dos doadores efetivos de órgãos no Brasil em 2016. Em comparação a 2015, o número passou de 2.836 para 2.983.  O índice é de 14,6 pmp  (taxa por milhão da população).

Neste 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, o Hospital Pequeno Príncipe, considerado um dos principais centros de transplante pediátrico do Paraná, reforça a importância desse gesto para salvar vidas. “O direito à vida é um princípio fundamental. Não é apenas papel do Estado garantir isso, mas de todos nós, como cidadãos que somos”, defende o diretor de assistência do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

No ano passado, a instituição realizou 199 transplantes (162 de tecido ósseo, 20 de medula óssea, 13 de rim, 3 de fígado e 1 de coração). Em 2017, até agosto, já foram realizados 137 procedimentos de alta complexidade no Pequeno Príncipe.

Sensibilização
Reforçando seu compromisso com o tema, o Hospital Pequeno Príncipe mantém a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Formada por uma equipe multiprofissional, atua com o objetivo de tornar o processo de doação mais ágil, eficiente e de acordo com os parâmetros éticos e morais. A Comissão tem a responsabilidade de contatar a família do paciente com parada cardiorrespiratória evoluindo para óbito ou suspeita de morte cerebral, além de explicar como funciona a doação de órgãos para transplante, quais os benefícios que gera e como os responsáveis precisam proceder para autorizar.

A CIHDOTT também promove atividades educativas voltadas aos profissionais do Pequeno Príncipe e comunidade. “Aproveitamos a data de 27 de setembro para sensibilizar crianças, adultos e idosos sobre a importância da doação de órgãos. Muitas pessoas ainda têm receio em falar sobre o assunto com os familiares, mas é um tema que precisa entrar nas rodas de conversa para facilitar a decisão, em um momento que vier a precisar”, pontua a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, enfermeira Karyme David.

+ Notícias

07/12/2022

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
06/12/2022

Espetáculo de Natal vai alterar o trânsito no entorno do Hospital

As apresentações do “Papai Noel na Sumiçolândia” acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 21h, na fachada histórica da instituição
05/12/2022

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência em tratamento de doenças e síndromes complexas

Em 2021, o serviço realizou 17.249 procedimentos cirúrgicos, além de 13.040 consultas ambulatoriais
02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
Ver mais