Transplante hepático pediátrico: distúrbios de coagulação é tema de aula - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Transplante hepático pediátrico: distúrbios de coagulação é tema de aula

O assunto foi apresentado por meio do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, promovido pelo maior hospital pediátrico do Brasil
21/05/2021
Transplante hepático pediátrico: distúrbios de coagulação foi destaque no Pequeno Príncipe Conhecimento.

As peculiaridades do transplante hepático pediátrico foram um dos temas abordados no Pequeno Príncipe Conhecimento. Com foco nos distúrbios de coagulação (manejo clínico e laboratorial no paciente hepatopata), a aula foi conduzida, no dia 29 de abril, pela médica pediatra e hepatologista, membro da equipe de transplante pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Daniela Ouno.

No formato on-line, em função das medidas preventivas contra a COVID-19, o evento buscou disseminar o conhecimento e excelência pediátrica vivenciados no maior hospital pediátrico do país para além da instituição. Com a participação de médicos, residentes, enfermeiros e profissionais de diversas áreas da saúde, a equipe de transplante hepático do hospital dividiu suas experiências.

Esse é um assunto muito especializado. Em especial na aula de coagulopatia, mostramos as novas diretrizes desse assunto na cirrose, que acaba tendo alterações e cuidados específicos”, enfatizou a médica Daniela. “É importante trocar conhecimento e dividir nossas experiências em um assunto não particular, já que o manejo da coagulopatia no indivíduo com doença hepática (cirrose) tem particularidades – que se não cuidadas da forma correta – podem ser prejudiciais. E nosso papel como profissional é buscar sempre o bem-estar, melhora e recuperação do paciente”, acrescentou.

No formato on-line, em função das medidas preventivas contra a COVID-19, o evento buscou disseminar o conhecimento e excelência pediátrica vivenciados no maior hospital pediátrico do país para além da instituição.

Você sabia?
Os distúrbios de coagulação (coagulatórios) do sangue são disfunções na capacidade do organismo de controlar a formação de coágulos de sangue.

Esses distúrbios de coagulação ocorrem quando o organismo é incapaz de produzir quantidades suficientes das proteínas necessárias para ajudar o sangue a coagular, interrompendo a hemorragia. Essas proteínas são chamadas de fatores de coagulação. Todos os fatores de coagulação são sintetizados no fígado, e alguns fatores necessitam de vitamina K para sua produção.

Aula A próxima aula sobre transplante hepático pediátrico será no dia 27 de maio, a partir das 20h. Terá como tema Ecodoppler, com o médico Pietro Bosquirolli Maffezolli. A participação é gratuita e o evento é on-line. https://qrgo.page.link/j6mz3

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais