Rotina de higiene bucal é essencial para a saúde de crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Rotina de higiene bucal é essencial para a saúde de crianças e adolescentes

Especialista do Hospital Pequeno Príncipe reforça que o cuidado desde a Primeira Infância contribui para evitar problemas futuros
29/10/2021
O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da rotina da higiene bucal para evitar problemas futuros.

 

Dados do SB Brasil, maior levantamento de saúde bucal do país, apontam que 6% das crianças de 5 anos já apresentam alterações gengivais. Essas condições estão relacionadas com a presença de biofilme bacteriano, ocasionado pela higiene bucal irregular ou insuficiente. O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da rotina desse hábito, tendo em vista que a sua ausência ou má execução pode acarretar no surgimento de vários problemas, como cárie, gengivite e halitose.

Segundo o cirurgião dentista André Vieira de Souza, do Hospital Pequeno Príncipe, a rotina de higiene bucal das crianças precisa começar desde cedo, já com o intuito de reduzir o aparecimento de cáries. “Recomenda-se iniciar os cuidados antes mesmo dos 6 meses e da erupção dos primeiros dentes de ‘leite’. Nesse período, o ideal é o uso de gaze umedecida em água filtrada, passando em todo o interior da boca, suavemente e em movimentos circulares, limpando a língua, bochecha e gengiva”, explica.

Com o avanço da idade, outras opções também podem ser adaptadas para as crianças. “A partir dos 3 meses de idade, os pais podem usar uma dedeira própria para a limpeza da boca, ao passo que entre 8 a 10 meses, com os dentes já evidenciados, pode-se iniciar o uso da escova e do creme dental fluoretado, com orientação de um especialista”, adiciona o cirurgião dentista.

Para os pré-escolares, a figura dos pais ou responsáveis é de extrema importância para a conscientização quando se trata de uma boa higiene bucal. Atividades lúdicas educativas, como desenhos, gravuras e histórias que ilustram ações para a saúde da boca, estimulam as crianças e podem tornar o momento mais descontraído, ajudando na implementação gradativa de uma rotina.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, muitas crianças tiveram hábitos completamente modificados e passaram a ter, em casa, um acesso mais fácil à comida. “Ao permanecer mais tempo em casa, elas passaram a negligenciar a higiene bucal, consumindo mais alimentos açucarados ao decorrer do dia. Além de preferir alimentos mais saudáveis, uma dica é escolher um horário do dia para as guloseimas, não esquecendo da higienização dental logo em seguida”, orienta o especialista.

Odontologia no Pequeno Príncipe

Desde 2004, o Pequeno Príncipe conta com atendimento odontológico complementar para o cuidado às crianças e aos adolescentes que fazem acompanhamento ou que estão internados na instituição. A iniciativa oferece atividades curativas, preventivas e educativas humanizadas, com o intuito de prevenir o aparecimento de doenças ou evitar a evolução de problemas bucais que podem afetar o quadro clínico dos pacientes da instituição. Até 2006, a iniciativa era voluntária e não abrangia a todas especialidades. A partir do mesmo ano, o consultório foi oficializado como um Serviço de Odontologia da instituição.

 

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais