Projeto Pequeno Príncipe Conhecimento promove importante troca de experiências sobre a cardiologia infantojuvenil - Complexo Pequeno Príncipe

Complexo, Doe, Faculdades, Gols Pela Vida, Hospital, Instituto de Pesquisa

Projeto Pequeno Príncipe Conhecimento promove importante troca de experiências sobre a cardiologia infantojuvenil

A ação, realizada em plataforma on-line, disseminou a experiência e a prática do maior hospital pediátrico do Brasil nessa área e reuniu profissionais de todo país

O encontro reuniu profissionais de saúde de todo país.

Por meio do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, o Hospital promoveu, neste mês de abril, uma série de quatro aulas com o tema “Eletrocardiograma para o pediatra”. O encontro virtual foi conduzido pelo cardiologista pediátrico que integra a equipe de Eletrofisiologia da instituição, o médico César Augusto de Oliveira Souza Filho. O evento contou com a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil.

Realizado em plataforma on-line, o encontro teve o intuito de disseminar a experiência e a prática da cardiologia infantojuvenil vivenciada dentro do maior hospital pediátrico. Na ocasião, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de entender melhor a abordagem adequada em situações de risco e na tomada de decisão clínica, prezando sempre pela excelência e melhor técnica para o cuidado.

Ao longo de quatro semanas, foram abordados quatro temas principais: eletrocardiograma normal em pacientes pediátricos; sobrecargas atriais e ventriculares; bloqueios atrioventriculares e bloqueios de ramo; e abordagem inicial da taquicardia. Os conceitos fazem parte da rotina do Serviço de Cardiologia da instituição e também se baseiam nas diretrizes internacionais frente às emergências pediátricas de eletrocardiograma.

O eletrocardiograma faz parte dos cuidados de uma criança em situação crítica. Ter o conhecimento sobre esse exame pode ser o fator decisivo para a sobrevivência do paciente. Esse aprendizado facilita também a decisão clínica do pediatra em situações graves e de risco. Por meio dessa aula, buscamos proporcionar ainda mais confiança para definir a melhor abordagem”, explicou o médico César Augusto de Oliveira Souza Filho.

O encontro abordou temas importantes relacionados à cardiologia infantojuvenil.

Você sabia?

O Hospital Pequeno Príncipe é um dos mais importantes centros brasileiros de atenção à saúde do coração da população infantojuvenil. Além de consultas ambulatoriais, oferece todos os exames necessários para o diagnóstico do paciente, bem como alternativas de tratamentos, incluindo cirurgias e transplantes. O Pequeno Príncipe conta com o Serviço de Hemodinâmica; uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada exclusivamente a pacientes da especialidade; serviços de Eletrofisiologia, Ecocardiografia e Eletrocardiografia; e duas equipes de cirurgia cardíaca.

Um dos diferenciais do serviço é a rapidez no diagnóstico, que leva no máximo 48 horas – a maioria dos pacientes tem o diagnóstico no mesmo dia da consulta. Isso porque a área de Cardiologia possui uma estrutura preparada para a realização de diversos exames. A agilidade permite que o tratamento seja iniciado mais rapidamente, influenciando na recuperação da criança ou do adolescente. O serviço do Pequeno Príncipe é referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica de bebês com até 30 dias de vida – sendo a instituição que mais realiza esse procedimento no Brasil. Por ano, são realizadas mais de 60 cirurgias em recém-nascidos.

+ Notícias

Faça sua doação