Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital

Com uma metodologia diferenciada, que trabalha com pequenos grupos de aprendizagem, oito estudantes passam a ter aulas de Pediatria na instituição
11/07/2018

Esta semana marcou o início do internato de Pediatria do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. As oito estudantes do nono período integram a primeira turma do curso, que iniciou em 2013, e farão um estágio supervisionado e in loco no Hospital Pequeno Príncipe, com aulas práticas e acompanhamento da rotina hospitalar.

As alunas foram recebidas pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; pelo diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; e pelo vice-diretor técnico e coordenador de ensino, Victor Horácio de Souza Costa Junior. Elas puderam conhecer um pouco melhor a instituição e as particularidades que a Pediatria prevê.

Em sua apresentação, o diretor corporativo do Complexo reforçou a importância da cultura da empatia, que faz parte da história do Pequeno Príncipe e permitiu que o Hospital chegasse aos 99 anos com o apoio da sociedade e de parceiros. Mas ele também lembrou da preocupação com a sustentabilidade econômico-financeira, um desafio para uma instituição do porte do Pequeno Príncipe, que destina 70% da sua capacidade para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, Carneiro destacou que a Pediatria tem muitas particularidades. “Uma delas é que precisamos entender que quando as mães chegam com seus filhos a um hospital, elas sempre têm a razão delas, e precisamos acolhê-las e respeitá-las, para conseguir iniciar o tratamento”, ressaltou.

Giamberardino Filho também abordou as especificidades do dia a dia da especialidade. “Uma das principais delas é que o pediatra não atende somente o paciente, mas toda a sua família. Por isso, é muito importante que tenhamos um olhar humanizado no cuidado de cada menino e menina”, observou o diretor técnico do Hospital. “Hoje, damos as boas-vindas a vocês e esperamos que o internato seja um período de muito aprendizado no campo da Pediatria”, completou.

+ Notícias

26/04/2026

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
24/04/2026

Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
22/04/2026

Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
13/04/2026

Cuidados com o coto umbilical do bebê

Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
Ver mais