Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital

Com uma metodologia diferenciada, que trabalha com pequenos grupos de aprendizagem, oito estudantes passam a ter aulas de Pediatria na instituição
11/07/2018

Esta semana marcou o início do internato de Pediatria do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. As oito estudantes do nono período integram a primeira turma do curso, que iniciou em 2013, e farão um estágio supervisionado e in loco no Hospital Pequeno Príncipe, com aulas práticas e acompanhamento da rotina hospitalar.

As alunas foram recebidas pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; pelo diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; e pelo vice-diretor técnico e coordenador de ensino, Victor Horácio de Souza Costa Junior. Elas puderam conhecer um pouco melhor a instituição e as particularidades que a Pediatria prevê.

Em sua apresentação, o diretor corporativo do Complexo reforçou a importância da cultura da empatia, que faz parte da história do Pequeno Príncipe e permitiu que o Hospital chegasse aos 99 anos com o apoio da sociedade e de parceiros. Mas ele também lembrou da preocupação com a sustentabilidade econômico-financeira, um desafio para uma instituição do porte do Pequeno Príncipe, que destina 70% da sua capacidade para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, Carneiro destacou que a Pediatria tem muitas particularidades. “Uma delas é que precisamos entender que quando as mães chegam com seus filhos a um hospital, elas sempre têm a razão delas, e precisamos acolhê-las e respeitá-las, para conseguir iniciar o tratamento”, ressaltou.

Giamberardino Filho também abordou as especificidades do dia a dia da especialidade. “Uma das principais delas é que o pediatra não atende somente o paciente, mas toda a sua família. Por isso, é muito importante que tenhamos um olhar humanizado no cuidado de cada menino e menina”, observou o diretor técnico do Hospital. “Hoje, damos as boas-vindas a vocês e esperamos que o internato seja um período de muito aprendizado no campo da Pediatria”, completou.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais