A prevenção às doenças renais deve começar na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

A prevenção às doenças renais deve começar na infância

No Dia Mundial do Rim, lembrado neste 8 de março, é importante ficar atento à rotina alimentar das crianças e também a sinais que podem evidenciar problemas mais sérios de saúde. Confira também nosso vídeo especial para a data
08/03/2018

Bastante silenciosa, a doença renal pode surgir ainda na infância e a prevenção é o melhor remédio. Neste Dia Mundial do Rim (8 de março),  faz-se necessária uma atenção especial dos pais, cuidadores, escola e dos próprios profissionais da saúde para o tema.

Com o único serviço de nefrologia exclusivamente pediátrico do Paraná, o Hospital Pequeno Príncipe é há mais de três décadas referência no atendimento e tratamento das doenças renais. “O pediatra deve estar atento a diversas situações, como infecções urinárias de repetição, presença de sangue na urina ou inchaço, além de anemia crônica e atraso no crescimento. A aferição da pressão arterial deve fazer parte de todas as consultas pediátricas em crianças a partir de 3 anos e até mesmo antes, sobretudo em pacientes com alguma morbidade”, explica a nefrologista pediátrica da instituição, Mariana Faucz Munhoz da Cunha.

A médica lembra que o consumo de produtos industrializados e fast-food têm impacto direto na saúde infantil. “Esses alimentos provocam o aumento da incidência de cálculos renais e hipertensão arterial. Além do erro alimentar, as crianças tomam pouca água e fazem menos atividades físicas do que deveriam, o que também não são hábitos saudáveis”, completa a nefrologista pediátrica.

Mudanças
Para garantir a qualidade de vida dos meninos e meninas, é fundamental que os responsáveis promovam atitudes saudáveis no dia a dia das crianças. “É importante a restrição de sódio, o aumento da ingestão de água e o estímulo da prática de esportes. Além disso, é importante ficar atento aos sinais de alerta, como inchaço, anemia, alterações nas características da urina (sangue ou espuma) e controle da pressão arterial”, avalia a médica Mariana Faucz Munhoz da Cunha.

Medidas preventivas farão realmente a diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças, pois o bom funcionamento dos rins é imprescindível para garantir uma vida saudável. “A hipertensão arterial é uma das maiores causas de falência renal, que leva à diálise nos adultos. A dieta das crianças é de responsabilidade dos adultos, bem como o estímulo aos bons hábitos. Para isso é preciso o exemplo dos pais, que precisam igualmente cuidar da função renal.  O cuidado médico, com acompanhamento pediátrico de rotina, possibilita ainda a identificação precoce de doenças, mudando muitas vezes a história de vida dos pequenos pacientes”, completa a nefrologista pediátrica.

  • Confira o vídeo especial do Hospital Pequeno Príncipe para lembrar o Dia Mundial do Rim:

Sinais que podem indicar o comprometimento renal na infância

Urina
– Frequência com que a criança vai ao banheiro por dia. É considerado pouco de uma a duas vezes e muito de dez a quinze vezes.
– Se a urina é escura e/ou com espuma.
– Se a criança sente dor ao urinar e se já teve infecção urinária.
– Se faz xixi na cama ou na roupa com frequência.

Pressão arterial elevada
– Crianças acima de três anos precisam ter a pressão arterial verificada em consulta de rotina ao pediatra.

Inchaço
– Se a criança inchar de maneira inesperada.

Portador de doenças, como:
– Diabetes mellitus com mais de 5 anos de evolução.
– Mielomeningocele
– Lúpus

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais