“Pratos do Brasil” agradou a pais e filhos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

“Pratos do Brasil” agradou a pais e filhos

Livro que traz histórias e receitas de comidas típicas brasileiras foi lançado no sábado
10/06/2013

Quem compareceu ao Centro Europeu da Rua Itupava no último sábado, 8, pode apreciar, além de boa leitura, um coquetel preparado especialmente aos pequenos. Foi no lançamento do livro “Pratos do Brasil”, escrito por Liana Leão e Luciana de Morais.

A obra faz parte de um projeto coordenado pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, e viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e apresenta a riqueza da culinária nacional e algumas receitas típicas do país com linguagem infantil.

O livro traz a história de pratos regionais e receitas de iguarias bem brasileiras, como coco, mandioca, cana-de-açúcar, pão de queijo, caju e brigadeiro. Um dos desafios foi apresentar o país por esse prisma de forma lúdica, chamando a atenção de crianças e adolescentes.

A coautora destaca que o Brasil tem seus encantos também na culinária. “A comida fala sobre quem somos, de onde viemos e quais são as nossas crenças e valores. Mostrar isso para crianças é um passo importante para que possam ter uma vivência de nossa história”,destaca Luciana.

“Apresentamos também como os ingredientes foram incorporados à nossa cozinha”, conta Liana. “As receitas são fáceis e identificam facilmente a culinária brasileira, utilizando um ou mais dos ingredientes selecionados como guia na nossa viagem”, complementa Luciana.

As autoras
Liana Leão é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), e autora de 17 livros infantis.

Luciana de Morais é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado pela UFPR. É apaixonada por culinária desde criança e realiza pesquisas sobre a área e as identidades regionais.

+ Notícias

05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada por Pequeno Príncipe

A correção da extrofia de cloaca foi realizada pela técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
01/08/2022

Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
28/07/2022

Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
27/07/2022

Único hospital do Brasil com 35 especialidades pediátricas atrai estudantes de todo o país

Com 50 anos de existência, a residência em pediatria do Pequeno Príncipe ajuda a melhorar o déficit de especialistas em diversos estados brasileiros
Ver mais