Pequeno Príncipe reúne investidores para prestação de contas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe reúne investidores para prestação de contas

Participantes do projeto Seleção Gols pela Vida souberam mais sobre os resultados obtidos pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e os benefícios proporcionados por seus estudos a crianças e adolescentes
21/08/2015
Cientista Carolina Prando falou sobre as linhas de pesquisa do Instituto e ressaltou as importantes conquistas obtidas por meio dos estudos
Cientista Carolina Prando falou sobre as linhas de pesquisa do Instituto e ressaltou as importantes conquistas obtidas por meio dos estudos

O Complexo Pequeno Príncipe reuniu na noite dessa quinta-feira, dia 20, no Hospital Pequeno Príncipe, participantes do projeto Seleção Gols pela Vida. Eles foram recepcionados com um coquetel – cedido pela Anis Gastronomia – e assistiram a uma prestação de contas sobre as atividades do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, com o qual colaboram por meio de suas contribuições.

Na ocasião, a cientista do Instituto, Carolina Prando, fez uma breve explanação sobre as linhas de estudo da unidade de pesquisa científica do Complexo. Carolina, que também é médica imunologista do Hospital, ressaltou importantes conquistas e resultados de projetos em desenvolvimento no local.

“Tenho a satisfação de dizer que graças ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe nós temos no Complexo os equipamentos mais modernos que podemos utilizar para estudo de genética e bioinformática. Isso nos ajuda com o entendimento de todos os dados que são gerados a partir das máquinas”, salientou Carolina.

Um dos equipamentos de última geração do Instituto – usado em sua Unidade Genômica –, por exemplo, permite que com o uso de um chip sejam sequenciados cerca de 25 mil genes de uma pessoa em um único momento. “É uma máquina que faz o sequenciamento de exoma e genoma. Por meio dela, também podem ser desenvolvidas pesquisas sobre doenças infecciosas, enfermidades oncogenéticas, imunodeficiências primárias e de microbiologia”, explicou a cientista.

Outra conquista do Instituto é o Biobanco, local onde são armazenadas amostras biológicas de pacientes de forma segura, organizada e seguindo regras internacionais para sua utilização. “Com o uso das amostras, estudamos e podemos encontrar o motivo e a explicação da patologia de cada paciente”, disse. “O Biobanco vai beneficiar não somente o Instituto e o Hospital, mas também outros centros de pesquisa de todo o Brasil”, completou.

Sobre o projeto
O projeto Seleção Gols pela Vida é uma das iniciativas que contribuem com a captação de recursos para o Complexo Pequeno Príncipe. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas de Curitiba e região metropolitana, interessadas em investir em estudos científicos, colaboram com a manutenção e a ampliação do trabalho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O auxílio é feito por meio de doações continuadas e os investidores sociais têm várias contrapartidas, que garantem visibilidade a eles e acesso a diversos benefícios junto a estabelecimentos parceiros do Complexo.

Instituto de Pesquisa em números
O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem como foco a inovação, colocando a ciência em busca de novos diagnósticos, tratamentos, prevenção e cura de doenças complexas. Confira abaixo alguns números de 2014 relacionados à unidade de estudos científicos do Complexo Pequeno Príncipe.
17 pesquisadores;
7 linhas de pesquisa;
80 projetos em andamento;
29 artigos científicos de alto impacto publicados;
61 instituições parceiras nacionais e internacionais.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais