Pequeno Príncipe recebe parabéns especial ao som da Camerata Antiqua de Curitiba - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe recebe parabéns especial ao som da Camerata Antiqua de Curitiba

A apresentação, realizada nesta sexta-feira, dia 25, foi um presente da capital paranaense aos 100 anos do maior hospital pediátrico do Brasil
25/10/2019


A emoção tomou conta do Pequeno Príncipe na manhã desta sexta-feira, dia 25. Em celebração aos 100 anos do maior hospital pediátrico do Brasil, profissionais, pacientes em tratamento na instituição e seus acompanhantes foram presenteados pelo Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. A apresentação foi uma homenagem a todos que se dedicaram e ainda se dedicam com excelência técnica e muito amor em prol da saúde infantojuvenil. O evento foi prestigiado e promovido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como um presente à instituição.

O repertório comemorativo, com a regência de Mara Campos, contou com os clássicos infantis “Sabiá lá na gaiola”, “Catira do passarinho”, “O pato” e também com os arranjos de “Carinhoso” e “Hallelujah”. Para completar a comemoração, todo o público se mobilizou para cantar o “Parabéns a você” em homenagem aos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe – celebrados neste sábado, dia 26.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, enfatizou que a celebração é uma maneira de reafirmar a referência que o Pequeno Príncipe representa não apenas na capital paranaense, mas em todo o Brasil. “Era o dia 26 de outubro de 1919, e as moças curitibanas reunidas no Grêmio das Violetas preparam a abertura de um ambulatório infantil. Na época, havia muita morbidez infantil, sendo a maioria por falta de assistência médica. Liderada pelo dr. Raul Carneiro e pelo dr. César Pernetta, a melhor gente de Curitiba se motivou a criar esse Hospital. A qualidade da medicina é a qualidade dessa cidade que teve a primeira universidade do país. Agradeço à Ety Forte Carneiro, ao José Álvaro Carneiro, à Dona Ety e a todas as boas almas que, em cada dia desses 100 anos, mantiveram esse lugar aberto. Muito obrigado também pelo atendimento que é 70% destinado ao SUS. Curitiba é das crianças e esse Hospital é um orgulho de Curitiba. Viva o Pequeno Príncipe”, celebrou o prefeito, que esteve presente com as demais autoridades, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.

“Fazer essa relação com o tempo é muito importante porque nos permite projetar o futuro. Temos 100 anos e já dá para enxergar como será daqui dez, vinte anos. Poder contar com a atenção das autoridades municipais, estaduais e federais para isso é muito gratificante.

Agradeço a presença do poder administrativo neste momento de celebração, por meio do prefeito Rafael Greca e da Camerata, e de todos os nossos colaboradores, médicos, voluntários, pacientes e familiares. Certamente, não há nada melhor do que arte se encontrar com a ciência e nos presentear com esse espetáculo lindo”, afirmou o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Camerata Antiqua de Curitiba

Mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata Antiqua de Curitiba foi fundada em 1974 pelo maestro Roberto de Regina e a cravista Ingrid Seraphim. O grupo tem uma trajetória de conquistas e sucessos no cenário nacional e internacional. Por meio do programa socioeducativo e cultural “Música pela Vida”, criado em 1990, mantém uma parceria de mais de 10 anos com o Hospital Pequeno Príncipe, trazendo aos seus pacientes, familiares e profissionais concertos como entretenimento motivacional.

+ Notícias

23/05/2022

Voluntários do Pequeno Príncipe retornam às atividades presenciais

A retomada foi possível com todos os cuidados que o momento de pandemia do coronavírus ainda exige
19/05/2022

Representantes do CEDCA visitam o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe

A unidade, que foi reestruturada, atende a diferentes tipos de deficiências de forma integral e humanizada
18/05/2022

Em um ano, Hospital atende mais de 600 crianças e adolescentes vítimas de violência

Em comparação com o ano anterior, o aumento de casos foi de 11%; mais da metade das ocorrências aconteceu na residência da própria criança
17/05/2022

Pequeno Príncipe inicia campanha televisiva para captação de recursos

A iniciativa busca dar mais visibilidade para a causa da saúde infantojuvenil, além de contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira da instituição
16/05/2022

Atualização do calendário vacinal pode prevenir casos de SRAG no público infantojuvenil

Diversas doenças respiratórias podem evoluir para a síndrome aguda grave. O Pequeno Príncipe alerta que as medidas de prevenção, como a imunização, precisam ser mantidas
15/05/2022

Sintomas da mucopolissacaridose aparecem na primeira infância

A doença rara é genética e neurodegenerativa, que evolui com sintomas multissistêmicos
Ver mais