Pequeno Príncipe recebe, de forma on-line, ex-ministro da Ciência e Tecnologia

Notícias

Pequeno Príncipe recebe, de forma on-line, ex-ministro da Ciência e Tecnologia

O professor Sérgio Rezende foi convidado para encerrar a programação da instituição em celebração ao Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação
14/11/2023
Ciência Tecnologia e Inovação
O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pequeno Príncipe contou com diversas ações relacionadas ao tema.

O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, celebrado em outubro, teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Para marcar a data, o Complexo Pequeno Príncipe promoveu ações voltadas para essa temática. As atividades começaram em setembro e se encerraram na última sexta-feira, dia 10, com a apresentação de uma palestra do professor e ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil Sérgio Rezende.

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, destacou a importância de ações como a do mês de outubro. “Atividades como essas refletem diretamente na qualidade e segurança da assistência em saúde infantojuvenil e contribuem para o sermos reconhecidos como um dos 80 melhores hospitais do mundo que atuam em pediatria, além de importante formador da próxima geração de profissionais de saúde e de conhecimento científico de ponta”, pontuou.

No Pequeno Príncipe, inovar é uma prática diária e de todos. É por meio da inovação que a instituição descobre novas oportunidades e soluções para facilitar a vida e o cuidado, especialmente a crianças, adolescentes e seus familiares.

Nessa edição do Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação, a participação especial do ex-ministro – que também atua como secretário-geral da 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai ocorrer em junho de 2024 – trouxe um panorama do início, evolução, iniciativas e importância de valorizar a ciência.

“A ciência no Brasil tem menos de 65 anos, isso ainda é muito recente para a área. Diferentes iniciativas e programas da década de 1960 já nos levaram a uma mudança neste cenário e proporcionaram grandes avanços. Mas precisamos sempre atuar para fortalecer a ciência, pois uma nação só é desenvolvida e tem bons indicadores de qualidade de vida se investe em pesquisa”, apontou o professor.

Ciência Tecnologia e Inovação
Os pacientes em atendimento no Hospital e seus responsáveis também participaram de atividades de ciência.

Confira outras atividades que foram realizadas durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Pequeno Príncipe.

  • Oficinas sobre curiosidades científicas
    Os pacientes em atendimento no Hospital e seus responsáveis também participaram de atividades de ciência. Os pequenos conheceram práticas científicas, entre elas, o que acontece com os vulcões.
  • 3.ª Mostra Pequeno Príncipe de Ciência, Tecnologia e Inovação
    Exposição de equipamentos e tecnologias utilizados no Hospital. Além disso, a mostra contou com apresentação do Núcleo de Educação e Relações Internacionais (NERI) da Faculdades Pequeno Príncipe, exposição de óculos de imersão virtual e divulgação de projetos científicos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
  • Workshop: Inovação Disruptiva no Ensino na Saúde
    Apresentação de diferentes aplicações e ferramentas inovadoras para o ensino. Além de debate de cases de sucesso na área da saúde e educação.
  • Visitas ao Dispensário Eletrônico de Medicamentos, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório Genômico
    Os visitantes puderam conhecer a nova tecnologia do Dispensário Eletrônico de Medicamentos do Hospital, bem como a infraestrutura e as atividades do Laboratório de Análises Clínicas e do Laboratório Genômico.
  • XV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente
    Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos de pós-graduação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe. Um dos destaques foi um momento no qual se falou sobre os cinco grupos de Big Data do Instituto, com foco em bioinformática e georreferenciamento e epidemiologia.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais