Pesquisa do Hospital valida dispositivo para atendimento remoto

Notícias

Pequeno Príncipe coordena a maior pesquisa no Brasil em telepediatria e valida dispositivo para atendimento remoto

O estudo foi publicado no importante periódico internacional Journal of the American Medical Association (JAMA), atestando a qualidade do trabalho
09/02/2023
atendimento remoto
A pesquisa coordenada pela instituição valida o dispositivo para atendimento remoto.

Será que medições do exame físico remoto com um dispositivo móvel são comparáveis ​​às do exame presencial em crianças? Esse foi o desafio de um estudo conduzido pelo Hospital Pequeno Príncipe em parceria com o Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) e o Sabará Hospital Infantil, de São Paulo. A etapa do projeto que buscava verificar resultados comparativos foi concluída recentemente e publicada na JAMA Open Network, renomada revista médica que tem grande fator de impacto na comunidade científica.

Por meio do estudo foi possível comprovar que o TytoCare – pequeno aparelho portátil em que o médico consegue verificar sinais do paciente a distância – é uma ferramenta segura para a assistência em saúde de crianças e adolescentes. Mais de 650 pacientes participaram do estudo – quase 500 deles do Pequeno Príncipe. Para realizar o comparativo, as instituições prestavam atendimento remoto e presencial.

O paciente estável chegava ao pronto-atendimento e, após a classificação de risco, recebia primeiro a assistência remota com o dispositivo móvel. O médico preenchia uma ficha com os dados obtidos e, na sequência, a criança passava pela consulta convencional, na qual os exames físicos eram realizados presencialmente e registrados. Depois, os dados eram cruzados para ver se o resultado era compatível e comparável. O estudo comprovou que é possível usar a tecnologia com segurança e confiabilidade para pacientes e prestadores que realizam o teleatendimento.

Com o equipamento, pode-se medir a temperatura, aferir a frequência cardíaca, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, do ouvido e da pele do paciente. Tudo isso de acordo com os rígidos padrões da medicina. O dispositivo é acompanhado de um aplicativo que orienta a realização dos exames em casa e transmite os dados em tempo real para uma plataforma que pode ser acessada a distância pelos médicos.

atendimento remoto
O TytoCare é uma tecnologia israelense e foi trazida ao Brasil, de forma inédita, pelo Hospital Pequeno Príncipe.

Inovação com responsabilidade

Quando se fala em inovação em saúde existe um paradigma que vem sendo discutido muito fortemente, principalmente no ramo da ética, pesquisa e bioética. Quanto se pode trazer de inovações sem estudos que validem confiabilidade e segurança para os pacientes? “Sabemos que há no mercado muitos dispositivos, que não passam por esse tipo de validação e avaliações regulatórias, o que é muito questionado. O dano pode ser grande se colocarmos uma tecnologia para cuidar de pessoas sem validação adequada”, explica a coordenadora do Serviço de Telessaúde do Pequeno Príncipe, médica Rafaela Wagner.

“Estudos como esse com o TytoCare e telessaúde do Pequeno Príncipe são muito importantes para expandir a influência, conhecimento e expertise dos nossos profissionais para além dos muros e estruturas física do Hospital. É algo a ser construído com responsabilidade, coerência e indicação.  A instituição preza muito por tudo isso e como consequência alavanca uma tecnologia que agrega mais segurança na avaliação do paciente infantojuvenil”, acrescenta a profissional.

O vice-diretor de Qualidade e Pesquisa Clínica do Pequeno Príncipe, Fábio de Araújo Motta, que coordenou a pesquisa, também fala sobre a relevância desse estudo. “O Hospital Pequeno Príncipe tem o compromisso social com a segurança do paciente pediátrico e se preocupa em patrocinar pesquisas como essa que validam um dispositivo de tamanha relevância para o atendimento de crianças”, destaca.

atendimento remoto
O TytoCare é um pequeno aparelho portátil em que o médico consegue verificar sinais do paciente a distância.

Sobre o TytoCare

O TytoCare é uma tecnologia israelense e foi trazida ao Brasil, de forma inédita, pelo Hospital Pequeno Príncipe. As negociações tiveram início em 2018 e em 2020 começaram as pesquisas clínicas, como essa publicada recentemente. Até então, o aparelho havia sido usado somente em adultos. “É um equipamento que vai revolucionar as práticas de telemedicina”, ressalta o diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro. “Essa tecnologia inovadora pode significar a ampliação de atendimento pediátrico de qualidade a pacientes que não têm acesso a um centro de saúde de referência”, acrescenta.

Regulamentação da telemedicina no Brasil

Essa publicação ganha ainda mais relevância, já que recentemente a lei (14.510/22) que autoriza a telemedicina no Brasil foi sancionada. A telessaúde tem como objetivo melhorar a rede básica de saúde, integrando ensino e serviço por meio de tecnologias. “Poder validar uma tecnologia como essa de telepropedêutica é algo de bastante importância não apenas no âmbito da telemedicina, mas também da telepediatria. É mais uma ferramenta que agrega valor no atendimento de telemedicina pediátrico”, finaliza Motta.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais