Pequeno Príncipe Conhecimento aborda intercorrências reumatológicas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe Conhecimento aborda intercorrências reumatológicas

A aula on-line destacou as principais orientações e condutas que os profissionais devem ficar atentos no diagnóstico ou na manifestação de doença reumatológica na pediatria
24/08/2021

A reumatologia é a especialidade da medicina que pesquisa, diagnostica e trata doenças que acometem os ossos, o colágeno e as articulações. Nos últimos anos, a incidência de doenças reumáticas aumentou. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são capazes de mudar a evolução das enfermidades e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente para o futuro.

É importante que o pediatra conheça os exames disponíveis e as características clínicas da doença para um diagnóstico precoce.

E para falar sobre este tema, o Pequeno Príncipe promoveu uma aula sobre as intercorrências reumatológicas em pacientes hospitalizados. O encontro, que faz parte do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, foi conduzido pela chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe, Marcia Bandeira.

A médica abordou as principais orientações e condutas que os profissionais devem ficar atentos ao se deparar com crianças e adolescentes que apresentam o diagnóstico ou a manifestação de doença reumatológica. “Em sua maioria, essas doenças são sistêmicas e esse processo pode levar a danos permanentes. É importante que o pediatra conheça os exames disponíveis e as características clínicas da doença para um diagnóstico precoce,” explica a médica.

Na apresentação, que reuniu residentes e profissionais que atuam há anos na área, a reumatologista também diferenciou as doenças, além de repassar dicas de exames que poderiam auxiliar os pediatras em um melhor diagnóstico e tratamento. “A doença reumatológica é um diagnóstico de exclusão, no qual só confirmamos lúpus, artrite, entre outros, uma vez que se tenha excluído outras possíveis causas de sintomatologia do paciente”, acrescenta.

Você sabia?
O Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento global a crianças e adolescentes. Com uma equipe multidisciplinar, coloca à disposição dos pacientes profissionais altamente qualificados, bem como os procedimentos e tratamentos mais avançados na área. O serviço é, ainda, o único no estado que conta com um programa de residência médica em Reumatologia Pediátrica.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais