Pequeno Príncipe Conhecimento aborda intercorrências reumatológicas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe Conhecimento aborda intercorrências reumatológicas

A aula on-line destacou as principais orientações e condutas que os profissionais devem ficar atentos no diagnóstico ou na manifestação de doença reumatológica na pediatria
24/08/2021

A reumatologia é a especialidade da medicina que pesquisa, diagnostica e trata doenças que acometem os ossos, o colágeno e as articulações. Nos últimos anos, a incidência de doenças reumáticas aumentou. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são capazes de mudar a evolução das enfermidades e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente para o futuro.

É importante que o pediatra conheça os exames disponíveis e as características clínicas da doença para um diagnóstico precoce.

E para falar sobre este tema, o Pequeno Príncipe promoveu uma aula sobre as intercorrências reumatológicas em pacientes hospitalizados. O encontro, que faz parte do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, foi conduzido pela chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe, Marcia Bandeira.

A médica abordou as principais orientações e condutas que os profissionais devem ficar atentos ao se deparar com crianças e adolescentes que apresentam o diagnóstico ou a manifestação de doença reumatológica. “Em sua maioria, essas doenças são sistêmicas e esse processo pode levar a danos permanentes. É importante que o pediatra conheça os exames disponíveis e as características clínicas da doença para um diagnóstico precoce,” explica a médica.

Na apresentação, que reuniu residentes e profissionais que atuam há anos na área, a reumatologista também diferenciou as doenças, além de repassar dicas de exames que poderiam auxiliar os pediatras em um melhor diagnóstico e tratamento. “A doença reumatológica é um diagnóstico de exclusão, no qual só confirmamos lúpus, artrite, entre outros, uma vez que se tenha excluído outras possíveis causas de sintomatologia do paciente”, acrescenta.

Você sabia?
O Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento global a crianças e adolescentes. Com uma equipe multidisciplinar, coloca à disposição dos pacientes profissionais altamente qualificados, bem como os procedimentos e tratamentos mais avançados na área. O serviço é, ainda, o único no estado que conta com um programa de residência médica em Reumatologia Pediátrica.

+ Notícias

03/02/2023

Gravidez na adolescência: quais são os riscos?

A gestação nessa fase, que compreende dos 10 aos 19 anos, gera uma série de consequências para a vida da mãe e do bebê
01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
Ver mais